Portal da Cidade Cabreúva

Eleições

Prazo para regularizar o título de eleitor se encerra no dia 4 de maio

Jovens de 16 e 17 anos também estão aptos a votarem nas eleições deste ano

Publicado em 25/03/2022 às 09:00
Atualizado em

Eleitores precisam regularizar o título para votarem neste ano. (Foto: Tribunal Regional Eleitoral)

O direito ao voto é uma das armas da população para programar qualquer grande mudança, entretanto, para que a união popular surta efeito, primeiramente, é necessário que o título do eleitor esteja regularizado. É válido ressaltar que os jovens de 16 e 17 anos também estarão aptos a votar na eleição deste ano, basta tirarem seu título.

O prazo final para que o documento esteja dentro dos parâmetros exigidos pela lei brasileira se encerra em 4 de maio, seja para regularizar pendências, ou também transferí-lo. Caso o eleitor tenha multa eleitoral a pagar, deverá emitir e pagar a guia de recolhimento da multa correspondente aos débitos. A quitação é reconhecida automaticamente.

O que é necessário ser feito?

Basta preencher um formulário de atendimento no sistema na aba "Titulo Net" e anexar os documentos necessários. Na sequência, é preciso baixar o aplicativo e-título no celular e obter a versão digital, afinal, a não há mais a versão impressa.

Passo a passo

Para tirar seu título de eleitor, primeiramente é necessário digitalizar os seguintes documentos:

  • Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).
  • Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).
  • Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).
  • Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos)

Feito isso, acesse a página do Título Net e clique no link iniciar seu atendimento a distância.




Fonte:

Deixe seu comentário