Portal da Cidade Cabreúva

PROCESSE SELETIVO

Candidatos de Cabreúva: inscrições para o Sisu 2024 começam nesta segunda-feira

Novas regras e edição única marcam o processo seletivo para universidades públicas; confira o cronograma

Publicado em 22/01/2024 às 12:13
Atualizado em

Imagem ilustrativa (Foto: Internet)

Hoje, segunda-feira, 22 de janeiro de 2024, marcará o início das inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa selecionar estudantes para ingresso em universidades públicas em todo o país. No entanto, este ano traz consigo duas mudanças significativas que requerem a atenção especial dos candidatos de Cabreúva e região.

A primeira e mais notável alteração é que o Sisu 2024 terá apenas uma edição, ocorrendo agora em janeiro. Não haverá mais o processo seletivo que tradicionalmente acontecia no meio do ano. Esta mudança visa unificar a seleção de candidatos para o primeiro e segundo semestre letivo de 2024, simplificando o cronograma e proporcionando uma experiência mais fluida para os participantes.

Outra mudança relevante diz respeito às regras para a adesão por meio de cotas. Pela primeira vez, o processo seletivo traz modificações nesse aspecto, e os candidatos devem estar atentos às novas diretrizes estabelecidas pelo MEC.

Para os interessados em garantir uma vaga em uma universidade pública por meio do Sisu neste ano, o cronograma estabelecido é o seguinte:

- Inscrições: 22 a 25 de janeiro de 2024

- Resultados da 1ª chamada: 30 de janeiro de 2024

- Matrículas: 1º a 7 de fevereiro de 2024

- Participação na lista de espera: Manifestar interesse entre 30 de janeiro e 7 de fevereiro de 2024

- Resultado das listas de espera: Datas serão definidas por cada universidade

É crucial que os candidatos de Cabreúva estejam cientes dessas alterações no cronograma e nas regras do processo seletivo. 

A unificação das edições e as mudanças nas cotas são elementos que podem impactar diretamente na estratégia de quem almeja uma vaga nas instituições públicas de ensino superior. Fique atento e boa sorte neste processo seletivo do Sisu 2024!

Fonte:

Deixe seu comentário