Portal da Cidade Cabreúva

EDUCAÇÃO

Cabreuvanos podem solicitar isenção na taxa do Enem 2024 a partir de hoje

Prazo para pedidos vai até 26 de abril; veja quem pode solicitar gratuidade e o cronograma completo do processo

Publicado em 15/04/2024 às 08:56

Imagem ilustrativa (Foto: Internet)

A partir desta segunda-feira (15), os cabreuvanos têm a oportunidade de solicitar isenção na taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024

O período para solicitações se estende até o dia 26 de abril, conforme divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para os estudantes interessados em requerer a isenção, o processo é conduzido através da Página do Participante do Enem, utilizando o login do portal Gov.br. 

No caso de esquecimento da senha de acesso, é possível recuperá-la seguindo as instruções disponíveis na plataforma.

Além disso, entre os dias 15 e 26 de abril, os candidatos que não puderam comparecer às provas do Enem em 2023 têm a oportunidade de justificar a ausência, caso desejem participar da edição 2024 gratuitamente.

Os critérios para solicitar gratuidade na taxa de inscrição incluem estar matriculado no 3º ano do ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar, ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada, ou estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda com registro no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico).

Os resultados das solicitações de isenção e das justificativas de ausência serão divulgados em 13 de maio. O período para recursos terá início no mesmo dia e se estenderá até 17 de maio, com os resultados sendo anunciados em 24 de maio.

Confira o cronograma completo do processo:

- Solicitação de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 15 a 26 de abril

- Resultado das solicitações de isenção da taxa/Justificativa de ausência: 13 de maio

- Período de recursos: 13 a 17 de maio

- Resultado dos recursos: 24 de maio

Fonte:

Deixe seu comentário