Portal da Cidade Cabreúva

Cidade em alerta

Prefeitura esconde, mas Cabreúva tem o primeiro caso de varíola do macaco

Informação foi passada nesta sexta pela Prefeitura para a Secretaria Estadual de Saúde

Publicado em 29/07/2022 às 19:51
Atualizado em

Foto ilustrativa de pessoa com varíola do macaco (Foto: Reprodução)

Cabreúva tem, confirmado, um caso de varíola do macaco. A Prefeitura passou a informação oficial nesta sexta-feira (29) para a Secretaria Estadual de Saúde - mas escondeu o fato da população cabreuvana. Até o momento em que esta reportagem foi postada (às 19h51 desta sexta), não havia qualquer comunicado oficial do município, fosse no site oficial da Prefeitura ou em algumas das redes sociais oficiais.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o estado de São Paulo tem 970 casos confirmados da doença. Na região são três casos em Sorocaba, dois em Jundiaí e um em Várzea Paulista.

E agora, mais um em Cabreúva - que a Prefeitura escondeu. Escondeu apesar de o Portal da Cidade ter questionado a Prefeitura, através de e-mail, sobre a suspeita de que houvesse um paciente, então internado na Santa Casa, com a varíola do macaco.

Aquela reportagem foi publicada em 11 de julho. Naquela ocasião, a Prefeitura não se deu ao trabalho de responder às nossas perguntas. Mas a primeira-dama do município, falando para a TV Cabreúva em reportagem que foi ao ar dias depois, confirmou que havia um caso suspeito - e que um paciente era mantido em isolamento.

Alguns dias depois (em 20 de julho) uma fonte ligada à direção da Santa Casa informou ao Portal da Cidade que o resultado do exame havia dado negativo. 

Agora, no entanto, dez dias depois, vem a informação de que há, sim, um caso de varíola do macaco em um paciente cabreuvano.

Mas a Prefeitura sonega a informação ao seu cidadão - uma informação elementar e que deveria prestar à sua gente, em nome da transparência e da saúde pública.






Fonte:

Deixe seu comentário