Portal da Cidade Cabreúva

Cultura

Começa dia 24 a ‘Semana Cultural Erothides de Campos’

O músico e compositor cabreuvano entrou para a história da música brasileira

Publicado em 12/08/2023 às 11:26

De 24 a 30 deste mês acontecerá a Semana Cultural Erothides de Campos, que homenageia o músico e compositor cabreuvano. Erothides ficou conhecido nacionalmente pela valsa “Ave Maria”, gravada por inúmeros intérpretes.

A programação terá início na quarta-feira (24), às 19h, durante a Feira da Lua na Praça da Bíblia, no Jacaré. No mesmo dia terá o show de João Arruda. Simultaneamente, na Biblioteca Municipal Prof. Basilides Godoi , no Centro, terá uma sessão de cinema às 19h, com o filme "O dia que durou 21 anos".

A partir das 15h de sexta-feira (25), acontece o espetáculo "Ecos do Rio" – da ProAc, no Centro de Cultura e Lazer Silvia Covas, no Vilarejo. Às 19h será exibido na Biblioteca Municipal Prof. Basilides Godoi o filme "Pedro e Inês". Às 19h30: terá apresentação noturna do Espetáculo "Ecos do Rio" no Centro de Cultura e Lazer Silvia Covas. Fechando a programação do dia, às 20h acontece a Feira da Lua, com o show com "Trio Bravo Electro" na Praça Comendador Martins, Centro.

No sábado e domingo a programação: Dia 26, das 8h às 12h acontece "Prefeitura na Área e Projeto Ruas de Lazer" no Parque D. Palmira Monteiro, Vilarejo, e dia 27, das 8h às 18h acontece o "Skate Day" na Praça da Bíblia.

Fechando o evento, nos dias 29 e 30 serão realizada na terça-feira a exibição do filme "Adoniram, meu nome é João Rubinato", às 19h, na Biblioteca Municipal Prof. Basilides Godoi; e na quarta-feira "O Cortiço". Às 19h30 do dia 30 acontece a apresentação da peça "Nós Matamos o Cão Tinhoso" - Grupo Trapiche no Centro de Cultura e Lazer Silvia Covas.

Quem foi Erothides de Campos

Nascido em Cabreúva, 5 de outubro de 1896, Erothides, autor da valsa Ave Maria, era filho de Antônio Benedito da Silveira, músico e diretor da Banda Orfelina de Cabreúva, e aos oito anos, com a mãe, Francisca da Silveira Neves, e estudou piano com a poetisa e pianista Francisca Júlia da Silva. Aos nove anos, tocando flautim, passou a integrar a banda de seu pai.

Em 1924, integrando o Grupo Chorão de Pirassununga, compôs a música e a letra da valsa Ave Maria, adotando o pseudônimo Jonas Neves como letrista. Durante a sua vida. Ele fez mais de 230 composições abrangendo diversos gêneros musicais.

Fonte:

Deixe seu comentário