Portal da Cidade Cabreúva

Perfeito Equilíbrio

Produtores da região falam sobre o desafio de cultivar cogumelos

Clima, umidade e contaminações podem afetar o desenvolvimento dos fungos.

Publicado em 26/11/2020 às 02:59
Atualizado em

Carlos Renê da Silveira com os shimejis já colhidos (Foto: Vitor Henrique dos Santos Prestes)

Cultivo de shimeji (Foto: Vitor Henrique dos Santos Prestes)

Podemos considerar a produção de cogumelos uma arte, afinal é necessário um equilíbrio de condições ideais para que ela vingue. O shimeji, por exemplo, encontra no verão um período propício para desenvolvimento, entretanto, há desafios. Este tipo específico de cogumelo demanda cerca de 80 a 90% de umidade, um patamar nem sempre fácil de se atingir em condições “normais".

Para que o ambiente possa chegar à umidade desejada, Carlos Renê da Silveira, responsável pela produção da Vale do Japi, nos conta que são necessárias técnicas de irrigação ou nebulização, o que acabam auxiliando no desenvolvimento do fungo. Entretanto, caso haja um calor exagerado, os cogumelos poderão ficar queimados; outro problema que pode ocorrer é uma umidade em excesso, o que causará o apodrecimento do produto.

Nélio Junior Santi, da produtora Natuni, teve problemas com o substrato do cogumelo paris, que, segundo ele, posteriormente, acabou infectando o solo utilizado na cobertura. Agora o produtor utiliza compostos vindos do Paraná, o que proporcionou a retomada adequada do cultivo.

Ambos os produtores não viram a pandemia como um obstáculo; em alguns casos houve uma procura ainda maior por esse tipo de produto, tanto por consumidores finais, como distribuidores e mercados. Eles relatam que os métodos de higiene para este tipo de produção sempre foram rigorosos, desta forma, tiveram apenas que adotar o uso da máscara.

Renê que atuava também como motorista de van escolar, atualmente, vê na produção de cogumelos o seu ganha pão; porém, afirma que mesmo tendo um cultivo em larga escala, é difícil contar somente com o lucro desse ramo, pois, como vimos, trata-se de uma produção que demanda complexidade, tempo e paciência.

Carlos Renê da Silveira

Desafio

Se você colocar na ponta do lápis e der algum probleminha, ele não produzir, aí já era. É muito delicado, demanda tempo, são cerca de 25 dias. Todo dia há serviço!

Carlos Renê da Silveira


Fonte:

Deixe seu comentário