Portal da Cidade Cabreúva

Ramo milionário

Inseminação de éguas promete movimentar a economia da cidade

O processo ocorre dentro do Haras 2LS localizado na Avenida Cláudio Giannini.

Publicado em 18/11/2020 às 07:15

Manga Larga Marchador sendo treinado (Foto: Vitor Henrique dos Santos Prestes)

Manga Larga Marchador sendo treinado (Foto: Vitor Henrique dos Santos Prestes)

Felipe Granito está há 2 anos no ramo da criação de cavalos da raça manga larga marchador e, na sua visão, Cabreúva é um importante polo para a recepção de empresários interessados nas provas de marcha e também em investir na inseminação de éguas.

Felipe Porfirio Granito / Proprietário Haras 2LS / Jacaré

De olho nos negócios

Cabreúva fica num polo muito bom para o marchador, porque é saída para Minas Gerais, próxima à Bandeirantes, Anhanguera… É muito bem localizado, é estratégico!

Felipe Porfirio Granito / Proprietário Haras 2LS / Jacaré

Dentro do Haras 2LS há a "Central de Reprodução Equina Ouro Preto”, na qual são realizadas inseminações artificiais em cavalos. O processo ocorre com a retirada do sêmem de um grande garanhão que é inseminado numa grande égua; para que esta fêmea não fique estagnada durante o período de gestação, o embrião é retirado e colocado numa outra égua, no que podemos definir como “barriga de aluguel”. São retirados entre dois ou três embriões por mês.

Vale lembrar que o valor agregado dos fetos podem sofrer uma variação, afinal quanto mais refinado o sangue dos pais, mais caro será o potro. Trata-se de um negócio importante para a movimentação econômica da região; um filhote, por exemplo, pode ter valor inicial de 20 mil reais, já uma égua adulta pode valer até 5 milhões.


Manga Larga Machador / Foto: Vitor Henrique dos Santos Prestes

O centro de inseminação localizado dentro do Haras está em processo de registro junto ao Ministério da Agricultura para que a exportação de sêmem possa ocorrer. Felipe cita que outras raças, além da manga larga marchador, despertam interesse em países como Estados Unidos, por exemplo. Assim Cabreúva se torna um polo econômico para que empresários da região venham investir por aqui.

Manga Larga Marchador / Foto: Vitor Henrique dos Santos Prestes

CONTATO

O intuito do proprietário também é despertar o interesse das pessoas pelo investimento em cavalos. De quinta a domingo especialistas estarão presentes para ensinar possíveis interessados a investir nesse ramo milionário.

A Central de Reprodução Equina Ouro Preto fica localizada na Avenida Cláudio Giannini, 2035, ao lado do Templo Kadampa. Para mais informações, consulte nosso Guia Comercial.


Fonte:

Deixe seu comentário