Portal da Cidade Cabreúva

Dor no Bolso

Hortaliças podem ficar mais caras com geadas previstas para os próximos dias

De acordo com o The Weather Channel a temperatura mínima em Cabreúva será 3ºC.

Publicado em 27/07/2021 às 22:51
Atualizado em

Geada deverá atingir região de Cabreúva e poderá afetar hortaliças. (Foto: Vitor Prestes)

Os produtores rurais precisarão redobrar a atenção para tentar impedir o aumento do preço das hortaliças e outros derivados agrícolas, afinal, nas próximas horas os termômetros prometem apresentar uma queda brusca na temperatura, o que poderá afetar diretamente as colheitas. Em Cabreúva, por exemplo, os termômetros prometem marcar apenas 3ºC durante a manhã.

O frio intenso previsto para esta quarta-feira, 28 de julho, e que deve durar até domingo, força os agricultores a tomarem medidas para reduzirem os prejuízos. As geadas registradas há dias atrás quase resultaram em perdas na cidade. 

A Hortaliças Prestes, empresa situada no Bananal e responsável por vender produtos orgânicos, teve suas plantações atingidas pelas camadas de gelo. Pés de alface, tomates cereja, chicória, cebolinha, salsa e coentro amanheceram branquinhos por causa da camada criada.

Por que a geada prejudica a planta?

Existem 2 tipos de geadas, explica o coordenador de produção agrícola da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Maciel Silva, em entrevista concedida ao G1.

  • Geada branca: camada de gelo formada a partir da intensa redução de temperatura, quando a umidade do ar está elevada.
  • Geada negra: leva este nome por deixar uma camada escura, devido à queima da planta. Ocorre quando a umidade do ar está muito baixa.

Em ambos os processos, a planta pode morrer de dentro para fora, diz Silva. Isso porque ela é composta principalmente por água e, quando este elemento está em estado sólido, acontece uma expansão do volume, o que, por sua vez, quebra a sua parede celular.

Prevenção

Eliseu Prestes, um dos responsáveis por algumas das plantações da cidade, contou que graças ao sol não ter incidido sobre as verduras e legumes, foi possível evitar que ficassem "queimados".

O agricultor explica que quando os raios incidem sobre as plantas cobertas pelo gelo, as folhas ficam queimadas. Sendo assim, um prejuízo de milhares de reais poderia ter sido contabilizado. Porém, os produtores conseguiram utilizar um método de irrigação utilizado para derreter a geada que encobria as folhas.

Intuito da irrigação é derreter camadas de gelo e preservar folhas. Foto. Vitor Prestes.

Para as próximas horas, os produtores precisarão acordar durante a madrugada, antes dos primeiros raios de sol, e ativar a irrigação nas plantações para tentar evitar possíveis perdas e, consequentemente, o aumento no valor dos produtos.

Hortaliças mais caras

Com as geadas que aconteceram até agora, é possível observar um aumento dos preços das hortaliças. É o caso da alface, que já está 10% mais cara do que na semana anterior ao fenômeno. Para outros produtos, o prejuízo pode chegar ao consumidor mais para frente, como o café, que já tem 70% da safra atual colhida, portanto, os frutos perdidos serão sentidos apenas no ano que vem.

Fonte:

Deixe seu comentário