Portal da Cidade Cabreúva

Planeta

Rose Rabelo alerta para desmatamento em plena comemoração ao Dia da Terra

Entre janeiro e dezembro do ano passado, a Amazônia perdeu mais de 8 mil km² de área verde.

Publicado em 22/04/2021 às 00:55
Atualizado em

Rose é bióloga e luta pela preservação do planeta. (Foto: Arquivo Pessoal)

O Dia Internacional da Mãe Terra, ou apenas Dia da Terra, foi criado em 22 de abril de 1970, pelo então senador dos Estados Unidos, Gaylord Nelson. A intenção era alertar a população e governantes para problemas ambientais que afetavam nosso planeta. A convocação foi um sucesso e milhões de pessoas se manifestaram nos Estados Unidos a favor de mudanças de atitude pelas causas ambientais.

Em comemoração à data, o Portal da Cidade entrevistou a bióloga Rose Rabelo, que falou sobre a importância de se refletir sobre o modo como estamos "cuidando da nossa casa". Segundo ela, as ações dos seres humanos irão impactar, de alguma maneira, toda forma de vida que habita o planeta.


O ano de 2020 registrou um recorde no desmatamento na Amazônia. Entre janeiro e dezembro do ano passado, a floresta perdeu 8.058 km² de área verde. É a maior dos últimos dez anos. Houve um aumento de 30% em comparação com 2019, quando foram derrubados 6.200 km². Os dados são do Sistema de Alerta de Desmatamento do Imazon. 


A bióloga faz uma crítica à atual situação do Brasil, pois temos batido recordes de desmatamento:

"É uma realidade inaceitável para os dias de hoje. Temos tecnologias suficientes que nos permitem o cultivo de uma produção maior com a mesma quantidade de terra disponíveis, ou seja, não é necessário derrubar mais florestas para alimentar a humanidade. Essa prática traz sérias consequências, pois uma floresta pode demorar centenas de anos para sua restauração. Isso jamais deveria ser uma tendência, e só podemos superá-la com uma política pública séria de redução do desmatamento, campanhas de conscientização e estabelecimento de metas específicas para recuperação florestal".

Para ela, ser "ecologicamente correto" é uma questão de sobrevivência, pois a Terra não é capaz de repor os recursos na mesma velocidade em que os consumimos. Rose defende que podemos e devemos tomar atitudes, relativamente simples, capazes de reduzir o impacto ambiental. Entre elas estão: a economia de água, reciclagem de lixo, compras sustentáveis e não compactuar com a compra de animais silvestres.

Ao final de nossa conversa, ela deixa uma mensagem à todos alertando para que salvemos o planeta:

Rose Rabelo / Bióloga / Cabreúva

Dia da Terra

Nós já vivemos um colapso ambiental, e não podemos mais ignorar essa responsabilidade. Portanto, nossas ações cotidianas devem ser zelosas para garantir que o planeta continue sendo habitável num futuro já próximo. Todos os seres vivos são diretamente dependentes da Mãe Terra, se quisermos contribuir, “devemos pensar globalmente e agir localmente.

Rose Rabelo / Bióloga / Cabreúva


Fonte:

Deixe seu comentário