Portal da Cidade Cabreúva

Para crianças

Mesmo sem divulgação, postinhos iniciam campanha de vacinação

Campanha nacional foi deflagrada pelo Ministério da Saúde na segunda-feira (8)

Publicado em 11/08/2022 às 12:02
Atualizado em

Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação)

Quatro dias após o Ministério da Saúde dar início oficial a uma campanha nacional de multivacinação, em Cabreúva nenhum comunicado oficial foi feito sobre isso até esta quinta-feira.

A campanha começou na segunda-feira (8) nos municípios de todo o País, tendo como foco a poliomielite e a multivacinação. A mobilização nacional vai até o dia 9 de setembro em todo o Brasil.

A multivacinação também começou em Cabreúva - apesar de não haver comunicado algum, oficial, seja no site da Prefeitura ou nas redes sociais do poder público. Mas uma cabreuvana, mãe de duas crianças, conta que telefonou para a Secretaria de Saúde e foi informada que, sim, havia vacinação acontecendo nas unidades de saúde.

Outra informação dá conta que já há, até, um Dia D de Multivacinação previsto para acontecer no sábado, 20 de agosto. Mas novamente essa informação está escondida, porque não há qualquer divulgação ou comunicado oficial.
Segundo o Ministério da Saúde, aproximadamente 40 mil postos de vacinação estão abertos em todo o país para aplicar as doses das 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

O objetivo da campanha é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de 1 a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
As vacinas são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada). Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
As campanhas de vacinação vão coincidir com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade.

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura foi questionada sobre a falta de informações a respeito da campanha. Assim que o Portal da Cidade receber alguma resposta, a matéria será atualizada.

Fonte:

Deixe seu comentário