Portal da Cidade Cabreúva

Alerta

Confirmada primeira morte por varíola dos macacos no Brasil

Morte aconteceu em MG; na região de Jundiaí há dois casos confirmados da doença

Publicado em 29/07/2022 às 12:16

Imagem ilustrativa (Foto: Agência Brasil)

O Ministério da Saúde confirmou nesta sexta-feira (29) a primeira morte por varíola dos macacos. Foi em Uberlândia (MG). Segundo a Globo News, a vítima era um homem com várias comorbidades, e que estava com a imunidade baixa.
Em todo o mundo, apenas cinco pessoas morreram pela doença durante o surto atual, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgados na quinta-feira (28). A entidade ainda não se manifestou sobre a vítima no Brasil.
De acordo com o boletim mais recente do ministério, 1.066 casos da doença foram registrados no país, a maioria em São Paulo e no Rio de Janeiro. O ministério está tratando a doença como surto, o primeiro estágio da evolução de contágio, antes de epidemia e pandemia.
O surto acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica, maior que o esperado pelas autoridades. Em nota, o órgão disse que o controle da doença é uma prioridade e montará um grupo para coordenar a resposta, com a participação de várias instituições de saúde, como o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Opas, braço da OMS nas Américas.
Em todo o Estado de São Paulo, há 823 casos registrados da doença.

Na região

Na Região Metropolitana de Jundiaí (RMJ), foram confirmados dois casos da doença – ambos em Jundiaí. O caso mais recente teve diagnóstico confirmado na última terça-feira. A equipe de saúde acompanha o paciente.

Fonte:

Deixe seu comentário