Portal da Cidade Cabreúva

Saúde pública

Apreensões de ‘maconha sintética’ nas cidades da RMJ preocupam autoridades

Nova droga é conhecida como K2 – e é cem vezes mais potente que maconha, dizem especialistas

Publicado em 11/04/2023 às 08:30
Atualizado em

Homem foi preso com 22 porções de K2 (Foto: Reprodução Imprensa Policial)

A apreensão de K2 em ocorrências em cidades da região é fato que está preocupando as autoridades. No Jardim Colina da Serra, algumas porções da droga foram apreendidas na quarta-feira (7).

A K2 é uma espécie de ‘maconha sintética’ e é tida, nos meios policiais, como uma droga cem vezes mais potente que a maconha comum.
Além do caso registrado no Colina da Serra, outras duas apreensões de K2 foram feitas em apenas uma semana por policiais da Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes de Jundiaí (Dise).

Somadas as ocorrências, foram apreendidas pelo menos 32 porções da droga.
O fato acendeu um sinal de alerta também entre os profissionais de saúde pública. Essa droga causou 147 intoxicações em Guarulhos nos primeiros meses deste ano, bem como provocou uma onda de internações em hospitais nos Estados Unidos.
A droga também é conhecida por outro nome – ‘spice’ - e por causar uma espécie de ‘efeito zumbi’ nos usuários. Outra característica é que quem usa o K2 se diz tomado por uma espécie de ‘força sobre-humana’ e fica muito resistente à dor.

K2 apreendida na RMJ
Uma das apreensões de K2 aconteceu no Jardim São Camilo (foto abaixo). Segundo o delegado titular da Dise, Marcel Fehr, a ‘spice’ foi encontrada com um rapaz sentado numa mureta daquele bairro de Jundiaí. O traficante tinha um rádio-comunicador HT e uma sacola, já tinha passagens criminais e, com ele, foram encontradas 22 porções de K2, além de outras 12 porções de maconha ‘comum’, cinco pedras de crack e dinheiro proveniente da venda dos entorpecentes.
A outra apreensão da K2 aconteceu no Almerinda Chaves. Ali, um traficante colombiano foi flagrado com 10 porções de K2, 14 tubetes de cocaína e 15 pedras de crack.

Cheiro disfarçado
Outro fator que ‘ajuda’ a K2 a se disseminar é que a droga é projetada para parecer maconha, mas vem disfarçada de incenso e de erva aromatizadas. Assim, o cheiro pode parecer mais suave, mas os efeitos são devastadores.



Fonte:

Deixe seu comentário