Portal da Cidade Cabreúva

Papo de Especialista

Você tem uma criança ansiosa em casa?

Especialista Bruna Galioti aborda os impactos da ansiedade na vida das crianças

Publicado em 28/09/2023 às 08:57
Atualizado em

Psicóloga Bruna Galioti (Foto: Divulgação )

Então vamos falar sobre ansiedade!

A ansiedade é uma emoção normal. Ela nos ajuda a lidar com as situações difíceis, desafiadoras ou perigosas. Você sabe que as crianças também apresentam ansiedade durante seu processo de desenvolvimento?

É importante que vocês saibam que a ansiedade na infância pode resultar em vários fatores, como, por exemplo, desmotivação escolar e dificuldades de aprendizagem.

É importante a criança compreender que a ansiedade é uma emoção comum aos seres humanos e animais. Há momentos em que todos nós nos sentimos preocupados. E caso mesmo com essas orientações a criança apresente sintomas de ansiedade, recomenda-se a ajuda de um psicólogo(a) para auxiliar durante o processo terapêutico.

Vou deixar uma dica de como os pais/responsáveis podem ajudar as crianças quando elas apresentarem sintomas de ansiedade.

VAMOS APRENDER?

Oriente seus filhos a lembrar-se de uma situação em que eles tenham sentido muito medo ou levado um forte susto. Pense em todas as sensações que

a situação provocou em seu corpo e marque o nome ou faça um desenho (é um momento de interação com as crianças também). 

Ajude a criança a entender o que causou a ansiedade, conhecer suas emoções.

Algumas pessoas podem pensar que a ansiedade é um sentimento ruim. Na verdade, os sentimentos servem para nos ajudar a nos conhecer.

Vamos entender como a ansiedade pode nos ajudar!

Ela nos ajuda a lidar com situações novas ou com as situações nas quais precisamos ter um bom desempenho.

1) Proteção: nos protege em situações em que precisamos agir com rapidez e agilidade para evitar ferimentos, como, por exemplo: atravessar uma rua movimentada, tirar a rodinha da bicicleta.

2) Melhoria na aprendizagem e memória: lembra que a ansiedade nos deixa em estado de alerta? Quando prestamos mais atenção, conseguimos armazenar melhor em nossa memória.

3)Aumento do autoconhecimento e da motivação: se nossa ansiedade aumenta em virtude de uma determinada situação ou pensamento, é sinal que devemos refletir e tomar alguma atitude para não ser sempre assim.

4) Aumento da autoconfiança: no meio de uma crise de ansiedade pode parecer que o sofrimento será eterno, mas na realidade, ele sempre passa. 

Toda ansiedade, por mais grave que seja, pode ser controlada por diferentes maneiras. E após você aprender a lidar com sua ansiedade, você se sentirá muito mais satisfeito consigo mesmo.

Para mais informações sobre esse assunto e outros, me acompanhem nas minhas redes sociais, Facebook e Instagram.

Para agendar uma sessão, entre em contato pelo WhatsApp (11) 97470-5267.

Fonte:

Deixe seu comentário