Portal da Cidade Cabreúva

PAPO DE ESPECIALISTA

Heloisa Machado fala sobre maiores erros de uma liderança

90% das pessoas relataram que já tiveram líderes ruins

Publicado em 04/04/2024 às 08:05
Atualizado em

Palestrante, Psicóloga e Consultora de empresas, Heloisa Machado (Foto: Arquivo pessoal)

Em um contexto de liderança, é fundamental reconhecer os erros que um líder pode cometer. Segundo pesquisa da Mindsight, renomada empresa de consultoria em liderança, cerca de 90% das pessoas já tiveram a experiência de trabalhar sob a liderança de alguém despreparado, afetando sua saúde mental e física.

1. Acreditar que o cargo é um prêmio

Um erro comum é o líder acreditar que seu cargo é um prêmio ou um privilégio, limitando a verdadeira essência da liderança, que envolve inspirar, comunicar-se eficazmente e extrair o melhor de cada colaborador.

2. Criar uma harmonia artificial na equipe

Outro equívoco é criar uma harmonia artificial na equipe, evitando conflitos saudáveis que poderiam levar a soluções inovadoras. Conflitos bem gerenciados são oportunidades para crescimento e aprendizado, resultando em soluções mais robustas.

3. Negligenciar feedbacks e pontuações corajosas

Não se importar com feedbacks e negligenciar o equilíbrio emocional são erros graves. Um líder eficaz está sempre aberto a feedbacks construtivos e pontua os funcionários de forma corajosa para promover um ambiente de trabalho onde o desempenho é reconhecido e incentivado.

4. Deixar a equipe sem apoio

Deixar a equipe sem apoio mina a produtividade. É responsabilidade do líder fornecer orientação, suporte e treinamento adequado para que a equipe alcance seus objetivos de forma eficaz.

Um treinamento com a equipe de liderança pode ajudar a evitar esses erros. Veja o que um dos nossos clientes relatou sobre a experiência:

“Agradeço profundamente à Heloísa por conduzir este treinamento que não apenas fortaleceu nossa comunicação e conexões internas, mas também nos tornou mais empáticos e solidários.”

Contudo, liderar vai além do privilégio de ocupar um cargo; é um compromisso de inspirar, comunicar-se eficazmente e extrair o melhor de cada colaborador. Evitar os erros de acreditar que o cargo é um prêmio, criar harmonia artificial, não se importar com feedbacks, negligenciar o equilíbrio emocional e deixar a equipe sem apoio são passos importantes para se tornar um líder eficaz. A Eleva Treinamentos oferece soluções especializadas em desenvolvimento de liderança para apoiar líderes em seu crescimento e no engajamento com suas equipes. 

Agende uma reunião e ganhe uma avaliação de como está a liderança da sua empresa clicando aqui.
Entre em contato com a Psicóloga Heloisa clicando aqui  

Fonte:

Deixe seu comentário