Portal da Cidade Cabreúva

PAPO DE ESPECIALISTA

Você sabe o que é insegurança?

Bruna Galioti, especialista, compartilha orientações sobre como reconhecer a insegurança e desenvolver estratégias para lidar com esse desafio

Publicado em 28/11/2023 às 09:37

Psicóloga Bruna Galioti (Foto: Arquivo pessoal)

Ficar nervoso perante uma apresentação, uma experiência inédita ou um acontecimento grandioso é normal. 

A insegurança sadia aparece quando não temos certeza se conseguimos vencer um desafio, mas não deixamos de tentar por causa disso.

A insegurança patológica, por outro lado, prejudica o aproveitamento da vida. A pessoa insegura não consegue trabalhar, se relacionar, interagir com terceiros, correr atrás de seus sonhos e combater o estresse do cotidiano.

Dessa forma, a falta de segurança em si mesmo estimula o aparecimento de outras patologias psicológicas, como a depressão e a fobia social, da timidez excessiva.

O que pode estar por trás da insegurança?

Exemplos mais recorrentes de insegurança: 

Baixa autoestima e incertezas: Você sente dificuldade em perceber ou acreditar no seu valor, entende que as conquistas que teve até hoje foram fruto do acaso ou da sorte e não tiveram relação com capacidade ou autoeficácia.

Uma pessoa com autoestima baixa sente que não tem valor no mundo, experimenta a sensação de impotência, é sensível à rejeição ou críticas e se sabota constantemente devido ao medo de falhar ou à sensação de que não é capaz.

Dificuldade de impor opinião e limites: Expressar-se e colocar seus limites, desejos e opiniões pode ser uma tarefa muito difícil para você, uma vez que a insegurança permeia também os relacionamentos interpessoais.

A dificuldade de colocar-se no mundo diante das outras pessoas pode estar relacionada com pensamentos do tipo “eu não posso desagradá-los”, “não vou ser aceito se discordar”, “não sou respeitado”, “serei abandonado se eu não atender as expectativas das pessoas”.

Como lidar com a insegurança?

Lidar com a insegurança pode ser desafiador, mas algumas estratégias podem ajudar. Praticar a autoaceitação, trabalhar a autoconfiança através de metas realistas, buscar apoio de amigos e familiares, e considerar a possibilidade de conversar com um profissional, como um psicólogo(a), podem ser passos importantes para lidar com a insegurança.

A insegurança é um estado emocional que geralmente surge posteriormente a uma situação ameaçadora que tenha ocorrido.

Medo de falhar e incerteza sobre si mesmo:

O medo de falhar muitas vezes paralisa ou gera a esquiva da situação. No entanto, quanto mais você evita determinada situação pelo medo de falhar, mais ansiedade você gera!

Como identificar se você é uma pessoa insegura?

exemplos mais como são por exemplo: dificuldades de expressar seus sentimentos e pensamentos, pois não querem correr o risco de serem rejeitadas.

A insegurança se manifesta de diversas formas. A falta de segurança também é identificada na baixa autoestima. Uma pessoa que tem tudo para ser uma ótima profissional, cônjuge e amiga por vezes não consegue enxergar os seus atributos devido à insegurança. Mesmo que receba elogios sobre o seu jeito de ser, ela não se permite aceitá-los.

Existem outras formas de manifestação da insegurança que, à primeira vista, não remetem à falta de segurança em si mesmo.

Normalmente, as pessoas acreditam que suas condutas inseguras são, na verdade, parte da sua personalidade. Elas não fazem associação com a falta de segurança em si mesmo.

Como o psicólogo pode ajudar com a relação a insegurança?

O psicólogo(a) pode ajudar na insegurança de diversas maneiras. Primeiramente, eles podem auxiliar na identificação das causas da insegurança, ajudando a compreender os padrões de pensamento e comportamento que a alimentam. Além disso, um psicólogo(a) pode oferecer estratégias e técnicas para aumentar a autoestima e autoconfiança, ajudando a desenvolver habilidades para lidar com pensamentos negativos e autocríticos. Através de terapia, é possível trabalhar a construção de uma percepção mais realista de si mesmo e do mundo ao redor, promovendo o desenvolvimento pessoal e emocional.

Caso tenha interesse em agendar uma sessão pode entrar em contato comigo para maiores informações. 

Espaço Acolhecendo Psicológa Bruna Galioti. Número de contato, E-mail. entre em contato através do WhatsApp ou brunagaliotipsico@gmail.com

Fonte:

Deixe seu comentário