Portal da Cidade Cabreúva

Papo de Especialista

Timidez: Como ser uma pessoa mais interessante

Psicóloga Heloísa Machado fala sobre timidez e o medo da reprovação social

Publicado em 16/08/2023 às 11:43
Atualizado em

Heloisa Machado (Foto: Divulgação )

Segundo estudos realizados recentemente o medo de falar em público é o 2° maior medo da humanidade. Certamente essa temática está ligada à timidez e ao medo da reprovação social, fato que afeta o potencial de milhões de pessoas. 

Em meu consultório é muito comum as pessoas buscarem a terapia para melhorarem a sua autoconfiança, desta forma diversos clientes conseguiram se desenvolver em seus relacionamentos interpessoais e alcançaram o tão sonhado sucesso profissional. 

Você já parou para pensar no que faz uma pessoa verdadeiramente interessante?

Aquelas pessoas que parecem capturar a atenção de todos ao seu redor, que têm histórias envolventes para contar e habilidades fascinantes para mostrar. A boa notícia é que ser uma pessoa interessante não é um dom exclusivo de alguns privilegiados, mas é algo que todos nós podemos desenvolver em terapia.

Por isso, vou compartilhar algumas dicas valiosas:

Expanda seu repertório

Todo mundo gosta de uma pessoa que sabe conversar e puxar um bom diálogo, por isso, busque formas de estar atualizado, se aprofunde nos temas que você gosta e saiba se interessar por temas fora da sua bolha. Expandir sabendo diferentes assuntos pode te salvar em um diálogo, busque fazer a diferença com conteúdos relevantes.

Desça do pedestal

O maior vilão da timidez é o hiperfoco em si mesmo, talvez você esteja pensando que todo mundo ao seu redor está pensando nos erros o tempo inteiro. As pessoas talvez pense em você 1% do dia delas, no restante, estão realizando outras tarefas e pensando em suas próprias demandas . O perfeccionismo pode roubar muitas oportunidades, não deixe o medo ser o seu maior mentor. A experiência e sabedoria são construídas aos poucos, e por muita vezes, através de erros. Desta forma, se arrisque sendo você mesmo, o mundo está esperando o seu despertar. 

Mergulhe em si 

Você precisa ser uma pessoa minimamente resolvida, que sabe aonde quer chegar, que tem consciência das suas qualidades, defeitos e pontos a melhorar antes de querer ser interessante. A sua história irá te salvar, o autoconhecimento é o principal guia para as pessoas bem resolvidas e interessantes.

Tenha objetivos

Qual segurança você teria de conversar com uma pessoa que não sabe muito bem aonde quer chegar, que não demonstra ter um direcionamento claro sobre o que quer se tornar?

Por isso, busque ter cada vez mais clareza sobre isso. Lembre-se, direção é mais importante do que velocidade. Crie pequenos passos que te levam aos seus objetivos, e estude muito sobre como ser produtivo, esse tema é incrível e pode ajudar muitas pessoas. Desta forma você consegue se desenvolver e ainda auxiliar outras pessoas com a mesma queixa, sendo uma ponte funcional e interessante no diálogo.

Seja uma pessoa agradável

Além de investir em seu crescimento pessoal, é essencial buscar ser uma pessoa agradável e gentil. A maneira como nos relacionamos com os outros pode ter um impacto significativo em nossos relacionamentos. Afinal, se existem mil formas de dizer algo, porque não dizer da maneira mais gentil ? 

Seja feliz com a sua própria companhia

Pesquisas apontam que aproveitar a sua própria companhia diminui o índice de dependência emocional e melhora a qualidade de vida.

Entenda, antes de tudo, precisa se achar uma pessoa interessante, você deve gostar de estar com você e apreciar da sua própria companhia.

Contudo, a timidez e o medo de não ser interessante são uma das maiores temáticas globais. Entre em contato para entender como desenvolver essas habilidades sendo acompanhado por uma psicóloga. 

Sou psicóloga de mulheres, mentora, e palestrante. Será um prazer ouvir sobre a sua história e ajudar a despertar a sua melhor versão. 

Para mais informações sobre esse assunto e outros, me acompanhem no Instagram.

Agende a sua terapia pelo link

Psicóloga Heloisa Machado

Palestrante, mentora de grupos e especialista em treinamentos.

Fonte:

Deixe seu comentário