Portal da Cidade Cabreúva

PAPO DE ESPECIALISTA

Psicóloga Bruna Galioti explica sobre doenças psicossomáticas e somatização

A profissional tira as dúvidas sobre estes assuntos

Publicado em 13/07/2022 às 16:13

Psicóloga Bruna Galioti (Foto: arquivo pessoal )

Talvez você já tenha visto alguém dizer a expressão: " isso é coisa da sua cabeça". Hoje quero trazer um pouco sobre um tema que tem sido bastante recorrente, e que ainda existe bastante dúvidas refente ao assunto. 


DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS & SOMATIZAÇÃO. 


DOENÇAS PSICOSSOMÁTICAS: 


As doenças psicossomáticas são causadas por problemas emocionais do indivíduo e representam a ligação direta entre a saúde emocional e a física. Ou seja, quando o sofrimento psicológico, de alguma forma, acaba causando ou agravando uma doença física. É uma doença orgânica, mas com causa psicológica. Em situações de forte estresse emocional o corpo reage como que “informando” que algo não está bem.


Alguns exemplos mais comuns são:


Pele: irritação, alergias, coceiras, vermelhidão.


Estômago: má digestão, enjôos, vômitos, azia.


Intestino:diarréia.


Garganta: Irritação, tosse, dificuldade para respirar, dor e inflamação.


Sistema imunológico: gripe, herpes, etc. Cabeça - dores, enxaqueca.

 

SOMATIZAÇÃO: 


O que é somatização?

Somatização é quando a mente, por meio de pensamentos e do estado emocional em conflito, manifesta dores e doenças no corpo físico. Através das nossas condições psicológicas, o corpo pode responder apresentando um problema que até então não existia. Quando ficamos ansiosos, por exemplo, e não conseguimos controlar, sintomas físicos podem desencadear, como taquicardia, enrijecimento dos membros, dores nas costas, pescoços, dores de cabeça, entre outros. Somatizar é apresentar sintomas no corpo, não tendo a doença física como gerador do desconforto. As causas são emocionais. Quando um médico se depara com tais sintomas em que não há diagnóstico físico, é necessário que ele encaminhe o paciente a um psicólogo para que este profissional identifique a questão psicossomática, já que, na maioria das vezes, o próprio paciente não é capaz de perceber a origem de suas dores ou reações físicas. Não se originam de um “fingimento” da pessoa, como muitas vezes a família é levada a acreditar por causa da ausência de um diagnóstico de doença física.


O TRATAMENTO DA SOMATIZAÇÃO COM UM PSICÓLOGO:


O psicólogo é o profissional capacitado para tratar as doenças psicossomáticas, lidando com a origem do problema. Através da psicoterapia, o paciente perceberá quais os aspectos da sua vida que estão causando desconforto, angústia, preocupação ou stress. O psicólogo é o profissional da saúde mais indicado para diagnosticar os sintomas psicossomáticos. A psicoterapia identifica quando os sintomas são de origem emocional e atua em colaboração ao atendimento médico caso seja necessário. Os tratamentos dos transtornos psicossomáticos são feitos de acordo com cada experiência e história de vida. Todo atendimento psicológico é personalizado, com o levantamento de informações que contribuam com a identificação da origem do problema e possam delinear o caminho terapêutico mais eficiente.


Busque ajuda, faça Terapia!


 Instagram @psicologabrunagalioti


Telefone para contato (11)97470-5267 ou E-mail: brunagaliotipsico@gmail.com

Fonte:

Deixe seu comentário