Portal da Cidade Cabreúva

PAPO DE ESPECIALISTA

Importância do psicólogo na prevenção do suicídio

Estratégias, suporte e a importância do acolhimento para enfrentar pensamentos de autodestruição

Publicado em 29/01/2024 às 10:58
Atualizado em

Psicóloga Bruna Galioti (Foto: Internet)

Os psicólogos desempenham um papel crucial na prevenção do suicídio, oferecendo suporte emocional, avaliação de risco e estratégias terapêuticas. Eles trabalham para entender os fatores subjacentes aos pensamentos suicidas, oferecem um espaço seguro para expressar emoções e colaboram no desenvolvimento de estratégias para lidar com o sofrimento.

Ao identificar e abordar os problemas "demanda" os psicólogos podem ajudar a pessoa a construir resiliência emocional e a desenvolver habilidades para enfrentar os desafios. Além disso, proporcionam um ambiente de apoio onde a pessoa se sente ouvida e compreendida, o que pode ser crucial para aliviar a sensação de isolamento.

Os psicólogos também colaboram com outros profissionais de saúde mental e, quando necessário, encaminham os indivíduos para tratamentos mais intensivos.

O que fazer quando  percebemos este pensamento em um amigo ou familiar?

Não entrar em pânico, pode ser importante falar com esta pessoa de forma tranquila. Faça-o saber que ele é importante e que há pessoas que se preocupam com ele. A prevenção ao suicídio é uma prioridade, e a busca por ajuda pode fazer uma grande diferença.

Explique a importância de fazer terapia. Mesmo que você seja uma pessoa cuidadosa e saiba se relacionar muito bem, ainda assim devemos contar com atendimento psicológico profissional em casos como este. Muitas vezes o desejo declarado de suicídio pode ser referir muito mais à necessidade de saber o quanto se é amado pelas pessoas próximas. Muitas vezes o que impera pode ser a necessidade em se perceber querido: ”Será que sentirão minha falta?”  Por isso é primordial o acolhimento, ofereça tratamento.

Oferecer acolhimento a alguém é crucial, pois cria um ambiente de apoio emocional e demonstra empatia. O acolhimento pode proporcionar conforto, validar as experiências da pessoa e fortalecer os laços sociais. Isso pode ser particularmente significativo em momentos difíceis, como quando alguém está lidando com problemas emocionais, estresse ou enfrentando desafios.

Ao oferecer acolhimento, estamos reconhecendo a humanidade do outro, demonstrando compaixão e disponibilidade para ouvir. Isso pode contribuir para a construção de uma rede de apoio emocional, promover a saúde mental e auxiliar na superação de dificuldades.

O acolhimento também cria um espaço seguro para que as pessoas compartilhem suas preocupações, emoções e experiências, o que é fundamental para o bem-estar psicológico. Em suma, o ato de oferecer acolhimento contribui positivamente para a saúde mental e fortalece as relações interpessoais.

Caso tenha interesse em agendar uma sessão pode entrar em contato comigo para maiores informações. 

Espaço Acolhecendo Psicológa Bruna Galioti. Entre em contato pelo WhatsApp ou através do e-mail brunagaliotipsico@gmail.com

Fonte:

Deixe seu comentário