Portal da Cidade Cabreúva

SUAS CONTAS

Em dívida com IPVA, cabreuvanos devem fazer parcelamento proposto pelo Governo

Governo de SP abre parcelamento de IPVA inscrito em dívida ativa

Publicado em 01/06/2023 às 12:58
Atualizado em

Imagem ilustrativa (Foto: Reprodução)

Desde segunda-feira (29), todos os Impostos sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) inscritos em dívida ativa poderão ser parcelados em até 10 vezes. O Governo de São Paulo, por meio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), responsável pela cobrança dos tributos estaduais inscritos em dívida ativa, abriu a possibilidade para a população parcelar as dívidas dos IPVAs pendentes, de 2022 e dos anos anteriores.
A procuradora do Estado e chefe da Dívida Ativa, Elaine Motta, lembra que 50% dos valores arrecadados vão para o município em que o veículo está licenciado.
“É uma política pública de arrecadação não só para o Estado, mas também para os municípios. Com o parcelamento dos débitos de IPVA, o protesto pode ser baixado, após o recolhimento das custas no Cartório”, afirma a procuradora.
Neste ano, a expectativa é realizar 50 mil acordos de parcelamento para os débitos de IPVA inscritos em dívida ativa.
Uma das motoristas cabreuvanas que deve se beneficiar do parcelamento é Juliana Falina, de 37 anos, moradora do Vilarejo. “As contas apertaram, não consegui pagar o IPVA nos últimos anos mas agora espero aproveitar essa oportunidade do parcelamento”, comenta.

O vendedor Túlio Batista dos Santos, de 40 anos, morador no Parque Santo Antônio, também deve fazer parcelamento do IPVA não pago. "É muito complicado, a gente chega até a evitar andar de carro para não ser pego em uma blitz por falta de pagamento", confessa.

Parcelamento do IPVA
Qualquer cidadão pode realizar o parcelamento, mesmo que não seja o titular do veículo. Após consultar os débitos no site da PGE/SP com o número do RENAVAM do veículo, o contribuinte poderá liquidar ou parcelar os débitos no portal da Dívida Ativa.
No site, o usuário deverá clicar em “Consultar débitos”. O sistema retornará com as dívidas referentes ao veículo que poderão ser parceladas. Ao escolher a opção “Parcelamento”, o sistema enviará o contribuinte para outra página onde ele poderá escolher as condições de pagamento.
Ao finalizar o procedimento, o contribuinte poderá emitir o termo de adesão ao acordo e as guias de recolhimento. Os boletos são emitidos pelo site e o pagamento poderá ser feito nas agências bancárias ou lotéricas. Em caso de dúvidas, o site da Dívida Ativa possui uma área com os manuais de parcelamento e de IPVA, além de um canal de atendimento à população.

Fonte:

Deixe seu comentário