Portal da Cidade Cabreúva

INOVAÇÃO!

Empresa de Cabreúva impulsiona tecnologia nacional no lançamento do submarino

Brasil e França lançam submarino com tecnologia Tramar, avanço na defesa nacional

Publicado em 29/03/2024 às 08:44
Atualizado em

Lançamento do submarino Tonelero, parceria Brasil-França, destaca tecnologia Tramar e avanço na defesa (Foto: Internet )

Neste dia histórico, o Brasil dá mais um passo rumo à soberania marítima com o lançamento do submarino Tonelero (S42), uma conquista emblemática do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub).

O evento, que ocorreu em Itaguaí, no Rio de Janeiro, foi marcado pela presença ilustre dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Emmanuel Macron, reforçando os laços de cooperação entre o Brasil e a França.

O Tonelero, fruto da colaboração entre as duas nações desde 2008, é uma demonstração do compromisso conjunto com a segurança e defesa dos interesses marítimos.

Equipado com tecnologia de ponta, incluindo mísseis, torpedos e sensores modernos, este submarino representa um salto qualitativo nas capacidades de defesa naval do Brasil.


Um dos destaques deste lançamento é a utilização dos cabos 100% Tramar, fornecidos pela empresa Tramar, de Cabreúva, que garantem a qualidade e confiabilidade dos sistemas de comunicação e controle a bordo do Tonelero.

Esta parceria nacional ressalta a importância do desenvolvimento tecnológico local e a contribuição das empresas brasileiras para projetos de defesa de grande relevância.

Após o lançamento, o Tonelero passará por rigorosos testes para garantir sua eficiência operacional, avaliando desde os sistemas de combate até sua estabilidade em alto mar.


Fonte:

Deixe seu comentário