Portal da Cidade Cabreúva

IRRESPONSABILIDADE

Desafios do abandono de animais em Cabreúva

Irresponsabilidade e falta de conscientização agravam a situação, enquanto medidas legais e sociais são necessárias para solucionar o problema

Publicado em 21/03/2024 às 07:56
Atualizado em

Imagem ilustrativa (Foto: Internet)

O abandono de animais em Cabreúva é uma questão que tem preocupado tanto os residentes quanto os ativistas locais. Como destacou César Augusto em sua manifestação nas redes sociais: "O abandono sempre ocorreu e ainda continua! Acredito eu que muito se deve à irresponsabilidade dos tutores, que não mantêm a segurança e os cuidados necessários com eles. Quem decide ter um PET deve estar ciente de suas responsabilidades; a castração é o mínimo, além de ser positiva para a saúde do animal. Evitar que seu PET saia livremente também reduziria significativamente a reprodução indesejada, afinal, o PET é seu e não dos seus vizinhos. Isso também pode garantir a segurança do animal e prevenir acidentes tanto para ele próprio quanto para terceiros!"

No Brasil, o abandono de animais é considerado crime desde 1998, com penalidades mais severas estabelecidas pela Lei Federal 14.064/20 em casos de maus-tratos. No entanto, a eficácia dessas leis é questionada devido à falta de fiscalização e conscientização.

Nathania Guimarães ressalta a ausência de fiscalização e de campanhas de conscientização, afirmando: "Quando cheguei para morar aqui, não se viam cachorros pelas ruas, mas ultimamente está realmente triste. Embora haja uma LEI que criminaliza o abandono, ela não é cumprida, muito menos fiscalizada. Faltam campanhas de conscientização em cada bairro, inclusive nas escolas. Castrar os animais apenas para que os tutores os abandonem novamente não resolve nada."

Roberto Siqueira destaca a falta de empatia e compreensão das necessidades básicas dos animais ao dizer: "O que mais se vê é gente abandonando cachorro sem levar em conta seus sentimentos. Os animais têm suas próprias necessidades, como alimentação, banho, fazer xixi e defecar, mas muitas pessoas não entendem isso."

Ações que podem ser implementadas:

1. Educação e conscientização: Campanhas educativas em escolas e comunidades, destacando a importância da posse responsável de animais de estimação, os cuidados necessários e as consequências do abandono. Essas campanhas devem incluir informações sobre a legislação atual e seus efeitos, incentivando a denúncia de casos de abuso e abandono.

2. Programas de castração: Investimento em programas de castração acessíveis e de fácil acesso para a população, visando reduzir a superpopulação de animais e prevenir o nascimento de filhotes que eventualmente podem ser abandonados. Além disso, a castração contribui para a saúde e bem-estar dos animais, tornando-os menos propensos a comportamentos indesejados.

3. Fiscalização e aplicação da Lei: Reforço na fiscalização das leis existentes relacionadas ao abandono e maus-tratos de animais, garantindo que os responsáveis sejam responsabilizados por seus atos. Isso pode envolver a cooperação entre autoridades locais, ONGs de proteção animal e a comunidade em geral, incentivando a denúncia e o acompanhamento de casos.

Fonte:

Deixe seu comentário