Portal da Cidade Cabreúva

OPERAÇÃO NA REGIÃO

PF faz busca em Cabreúva em operação de desvios de dinheiro da saúde

Ação cumpriu 23 mandados de busca em endereços ligados a irregularidades na saúde na região

Publicado em 24/11/2023 às 11:28
Atualizado em

Momento da operação na cidade de Sorocaba (Foto: Internet)

Na manhã desta quinta-feira (23), a Polícia Federal (PF) deflagrou a Operação Sépsia, uma ação conjunta com a Controladoria-Geral da União (CGU) para combater uma organização criminosa envolvida em irregularidades e desvios em contratos destinados à gestão da saúde no município de Sorocaba (SP). A operação também se estendeu à cidade de Cabreúva, que foi alvo de diligências. 

A ação consistiu no cumprimento de 23 mandados de busca e apreensão em endereços localizados nos municípios de Sorocaba, Salto de Pirapora, Cabreúva, Mogi Mirim e São José dos Campos. Além disso, houve sequestro e bloqueio de bens de pessoas envolvidas. O trabalho em campo contou com a participação de 102 policiais federais e oito auditores da CGU.

A Operação Sépsia visa investigar denúncias de fraude à licitação, desvio de finalidade na aplicação de recursos, ocultação de patrimônio com utilização de "laranjas" e lavagem de dinheiro durante a execução de um contrato de gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) entre a Prefeitura Municipal de Sorocaba e a Organização Social de Saúde (OSS). O valor do contrato é estimado em R$ 60 milhões.

Em Cabreúva 

O foco da operação se estendeu à cidade de Cabreúva, onde também foram realizadas diligências para apurar possíveis conexões relacionadas à mesma organização criminosa (A PF não divulgou o endereço e mais detalhes da operação na cidade de Cabreúva).

Os mandados foram cumpridos por mais de 100 agentes, entre policiais federais e auditores da CGU, nas cidades mencionadas.

A Prefeitura Municipal de Sorocaba se pronunciou sobre a operação, enfatizando que não é alvo da investigação e está colaborando integralmente com as autoridades. O delegado coordenador da operação, João Luiz Moraes Rosa, confirmou que a ação não envolve a Prefeitura de Sorocaba, mas sim a organização social responsável pela gestão da saúde e suas fornecedoras.

A Operação Sépsia reforça o compromisso das autoridades em combater a corrupção e assegurar a correta aplicação dos recursos públicos na área da saúde, garantindo o bem-estar e a segurança dos cidadãos. O desdobramento das investigações e a apuração de responsabilidades seguem em andamento.

Prefeito de Cabreúva se manifestou sobre o assunto


Fonte:

Deixe seu comentário