Portal da Cidade Cabreúva

Em extinção

Samu Animal é unidade móvel fantasma, dizem cuidadores

Entregue no final de 2020, o Samu Animal foi chamado por moradores de “unidade móvel fantasma”

Publicado em 07/12/2022 às 16:00
Atualizado em

Samu Animal (Foto: Prefeitura de Cabreúva)

Em publicação feita no dia 17 de novembro de 2020, a prefeitura de Cabreúva anunciava a entrega do Samu Animal, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência a cães e gatos. De lá para cá mais de dois anos se passaram e o serviço para o atendimento de urgência para animais, que passou desapercebido, foi lembrado por Daniela Santi em suas redes sociais.

“Dia 17 de novembro de 2020 chegou para nossa cidade um Samu Animal! Hoje, dia 2 de dezembro de 2022, venho aqui perguntar para o nosso Creadoca ou Prefeitura de Cabreúva quantos animais são socorridos por dia pelo nosso Samu? Ontem recebi vários relatos de um cão atropelado e a população acionou a GM e o Creadoca para socorrer, mas infelizmente ninguém apareceu. O cãozinho morreu agonizando e o Samu não apareceu" relatou Daniela em publicação no Facebook.

“Onde está esse Samu animal? Como deixar um animal morrer sem ser socorrido” reagiu Ana Carolina Drummond, indignada com o relato.

Outras respostas, como “existe isso aqui?” e “Tá onde esse Samu Animal?” mostraram ao longo destes anos a passagem do Samu Animal por Cabreúva vem sendo fantasma, como afirmou uma munícipe: “O Samu Animal em Cabreúva é o serviço de uma unidade móvel fantasma, pois ninguém viu.”

Durante os comentários outras cobranças relacionadas a causa animal são lembrados. Nathania Guimarães lembrou do pet contâiner de Cabreúva, anunciado pelo prefeito Antônio Carlos Mangini em janeiro deste ano, e que seria instalado no Jardim Colina da Serra:

“Cadê o atendimento gratuito que começaria a ser feito em contêiner lá no Colina até o fim do primeiro semestre de 2022? Cadê as ações de conscientização junto à população para não abandonar seus animais? Cadê a castração dos animais abandonados nas ruas?”

O Portal da Cidade entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura, questionando onde está a Unidade Móvel do Samu Animal e o porquê dela não estar sendo usada em emergências. Também questionamos sobre o atraso no projeto do pet contâiner de Cabreúva, que tinha previsão de ser inaugurado ainda no primeiro semestre deste ano, mas que sequer saiu do papel. Até o fechamento deste texto não recebemos respostas.

Fonte:

Deixe seu comentário