Portal da Cidade Cabreúva

Alerta

Cabreúva confirma terceiro caso de varíola do macaco e tem mais dois suspeitos

O terceiro cabreuvano contaminado é um jovem de 20 anos, morador do Vilarejo

Publicado em 17/08/2022 às 11:23
Atualizado em

Imagem ilustra paciente com varíola dos macacos (Foto: Reprodução)

Um rapaz de 20 anos, morador do Vilarejo, recebeu na manhã desta quarta-feira (17) a confirmação de que está com a varíola dos macacos. Ele havia notado o surgimento de feridas há uma semana, procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no Jacaré, onde foi atendido e fez os exames necessários. O laudo saiu positivo para a doença saiu hoje.

O jovem contou ao médico responsável pelo atendimento que não fez viagem internacional nem foi para a Capital recentemente. Ele não sabe como foi infectado com a doença. Nesta manhã, ao receber o laudo, o rapaz foi orientado a ficar em isolamento em casa. Técnicos da Vigilância Sanitária disseram a ele para procurar se alimentar bem e beber bastante água, praticando exercícios dentro do quarto. 

Como não há um remédio contra a doença (mas o Ministério da Saúde anunciou que está em curso o desenvolvimento de uma vacina, ainda sem data para ser aplicada na população), o rapaz ouviu que deve ficar isolado até que as feridas sequem e desapareçam totalmente.

Com mais este, o total de cabreuvanos infectados com a varíola dos macacos vai para três – mas ainda pode chegar a cinco, já que há outros casos suspeitos, de duas jovens (de 20 e 21 anos, também moradoras do Vilarejo). As garotas procuraram a UPA na manhã desta quarta-feira. Aliás, estão na Unidade de Pronto Atendimento no momento em que esta reportagem foi publicada, por volta das 11h15 da manhã.

Uma das moças contou ao Portal da Cidade que percebeu o surgimento de feridas nos ombros, começando a descer pelas costas. Ela acha que, após passar pelo atendimento médico e fazer os exames, terá de passar algum tempo afastada do trabalho e das atividades sociais.

A Prefeitura de Cabreúva, por ora, só confirma um caso.

Casos aumentam na região

Jundiaí registrou, nesta terça-feira (16), mais um caso confirmado – chegando a 17 confirmados e cinco suspeitos, que aguardam os laudos do Instituto Adolf Lutz. Várzea Paulista tem um caso confirmado e dois suspeitos. Campo Limpo Paulista tem dois confirmados. Jarinu tem um caso confirmado e um suspeito. Ontem, Itupeva registrou o seu primeiro caso confirmado de varíola dos macacos.

Fonte:

Deixe seu comentário