Portal da Cidade Cabreúva

Morava no Vale Verde

À espera de vaga na UTI, cabreuvana morre de covid-19

A vítima sofria de fibrose pulmonar e estava na fila do transplante de pulmão

Publicado em 06/09/2022 às 17:00
Atualizado em

À espera de vaga na UTI, cabreuvana morre de covid-19 (Foto: arquivo pessoal )

Com a morte de Valnira de Moraes Bulgarim, de 50 anos, no último domingo (4), Cabreúva voltou a registrar óbito causado pela covid-19. A última morte pela doença havia sido em fevereiro. Moradora do Vale Verde, Valdete estava internada na Santa Casa desde que foi diagnosticada com covid. A paciente sofria de fibrose pulmonar, fazia tratamento na Unicamp, e estava na fila para um transplante de pulmão.

Segundo relato de familiares, devido ao quando clínico Valnira precisou ser entubada sábado (3) - e desde então estava na fila do CROSS (o sistema que regula as vagas para atendimento no SUS no Estado de São Paulo). Domingo (4), ela morreu de (segundo consta no atestado de óbito) insuficiência respiratória aguda, infecção por covid-19 e fibrose pulmonar. O corpo de Valdete foi sepultado ainda no domingo, no Cemitério Municipal.

Com isso, Cabreúva chegou ao seu 160º óbito em decorrência de covid-19 desde que começou a pandemia. A cidade não registrava uma morte pela doença desde fevereiro.

O Portal da Cidade Cabreúva solicitou ao poder público atualização dos números da pandemia no município (a última divulgação aconteceu em 22 de julho), mas até o fechamento deste texto, não obtivemos resposta.

Natural de Cabreúva e moradora do Vale Verde, Valnira de Moraes Bulgarim era conhecida pelas ruas da cidade como ‘Val’ e pela família como ‘Diana’, e lutava desde 2014 contra a fibrose pulmonar. Val era viúva, deixou um casal de filhos e duas netas. A família informa e convida para a Missa de Sétimo Dia – que será celebrada domingo (11), às 10h, na Igreja Nossa da Piedade, no Centro.

Fonte:

Deixe seu comentário