Portal da Cidade Cabreúva

Mudanças

Novo RG: Brasil contará com nova Carteira de Identidade Nacional

A ideia é utilizar o CPF como número de registro único

Publicado em 24/02/2022 às 07:46
Atualizado em

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, lembrou que, da forma como está hoje, os cidadãos poderiam ter até 27 documentos de identidade com números diferentes emitidos pelas unidades da federação, o que facilitava a prática de diversas fraudes e crimes. (Foto: Fábio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil)

Na última quarta-feira o Governo de Jair Bolsonaro anunciou a adoção de um novo documento, a chamada Carteira de Identidade Nacional, tendo como principal objetivo unificar a carteira de identidade em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Número de registro único

O CPF será utilizado como registro único, sendo assim, a identificação será a mesma em todo o território nacional. Atualmente, em caso de necessidade de uma nova emissão em outro estado, o cidadão recebe um novo número de registro. No modelo antigo, seria possível ter até 27 números de RG.

Digitalização

A Carteira de Identidade Nacional terá versão física e virtual, além de permitir a checagem por QR Code, inclusive sem o uso de internet.

Documento internacional

Vale lembrar que a carteira de identidade nacional seguirá um padrão internacional, permitindo aos viajantes que a utilizem fora do país. Ela contará com código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo emitido em passaportes.

Emissão

Apesar da novidade, o governo de Jair Messias Bolsonaro ainda não explicou como será o processo de solicitação do documento, porém, informou que sua emissão será gratuita, inclusive após 10 anos de utilização.

Qual o motivo das mudanças?

Segundo o governo, as novidades buscam modernizar o país e reduzir as fraudes, especialmente por meio da unificação do número de identidade.

Fonte:

Deixe seu comentário