Portal da Cidade Cabreúva

Papo de Especialista

O segredo do emagrecimento

31% da população brasileira é sedentária

Publicado em 22/07/2022 às 08:55
Atualizado em

José Augusto Gavitti Costa (Foto: Divulgação)

Pare, sente-se e leia. Talvez eu possa salvar sua vida


Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos constatou que o Brasil possui 31% da população vivendo de forma sedentária - e o principal motivo relatado pelos entrevistados é a preguiça.


Muito prazer, sou José Augusto Gavitti Costa, personal trainer, e meu papel nesse Papo de Especialista é mudar o seu estado atual quando falamos de saúde física e mental.


No levantamento do Instituto Ipsos, o índice de relatos de “preguiça” é alto. Porém, por experiencia da profissão, vejo que essa não é a principal desculpa que ouvimos por aí, e sim outras que não se sustentam e posso provar.


Se eu te perguntar o porquê de você não fazer atividade física, você responderá que ‘não tem tempo’, ‘não tem dinheiro’, ‘tem vergonha’ e, por fim, ‘tem preguiça’. A falta de tempo é resolvida com atividades físicas diárias de 15 minutos - de preferência de forma multiarticulares.


A falta de dinheiro é resolvida com milhões de vídeos disponíveis de forma gratuita  em plataformas na internet como o youtube - que vão desde o iniciante ao avançado no exercício.


A vergonha é que tudo que falei acima, você pode fazer no conforto da sua casa.

Mas a preguiça, não consigo resolver.


Antes de continuar, siga-me em minha rede social, e lá você encontrará tudo que precisa para iniciar a sua mudança de vida na atividade física. Instagram @treinadortutogavitti.

Continue comigo até o final do texto, pois quero convencê-lo(a) de que seu corpo é seu maior bem.
Atrelamos o sedentarismo ao sobrepeso justamente porque o sedentário, em sua grande maioria, ingere mais calorias do que gasta. Sendo assim, o acúmulo de gordura se torna um agravante para o desenvolvimento de mais de 35 doenças - que poderiam ser evitadas com a prática regular de atividade física.

Algumas semanas atrás, deparamos nas redes sociais com uma "influencer" que romantizou a obesidade a ponto de criminalizar profissionais da Saúde - única e exclusivamente por se preocuparem com a integridade de uma gestação, pois o seu percentual de gordura excessivo coloca em risco iminente a saúde do bebê e da mãe.


Obesidade é doença e, a partir de agora, entrego para você o segredo para o seu emagrecimento.
Passo a passo


- Reeduque sua alimentação, evite alimentos industrializados, frituras, excesso de açúcar e bebidas alcoólicas. Já é um bom começo


- Se exercite inicialmente 15 minutos por dia. Sábados e domingos estão inclusos nesse plano.
- Não caia em atalhos milagrosos! A paciência é sua maior aliada.


- Não suba na balança, ela é sua inimiga e não é unidade de medida para a composição corporal.
- Tenha constância! Se alguém disser que você irá emagrecer de forma saudável em pouco tempo, fuja desse alguém, é mentira.

- Treine musculação! Só a sobrecarga fará uma transformação em seu corpo. O desenvolvimento muscular permite maior consumo de energia pelos músculos, isso faz de você uma máquina de queimar caloria.
- Atrele a musculação com exercícios aeróbicos (corridas, caminhadas, natação, etc..)! A sua caminhada de fim de tarde não serve para absolutamente nada, se você não estressar seus músculos com um estímulo que gere respostas anabólicas.

- Procure um nutricionista! Você é o que você come. Troque o termo ‘dieta’ por ‘educação alimentar’. Eduque-se e viverá com uma dieta saudável e deliciosa para a vida toda.

- Procure um personal trainer, e junto dele, trace os próximos passos para transformar o seu corpo em uma máquina. Máquina a qual depois de um tempo de treinamento, aceitará aquela alimentação errada que você faz hoje, porém com menor frequência.


- Não se engane com os influenciadores de internet que comem de tudo! Tenha certeza que isso só é possível pois eles se dedicaram por um bom tempo para transformar o corpo em uma máquina, e hoje o corpo metaboliza os deslizes na dieta de forma tranquila.

- Por fim, coloque em sua mente que o seu corpo é o seu maior bem, e um bem cuidado com excelência faz dele mais longínquo e funcional.


A escolha é sua: viver bem para o resto da vida, ou depender de alguém no final da vida.

José Augusto Gavitti Costa
Personal trainer CREF 136125-g/SP
Instagram @treinadortutogavitti

Fonte:

Deixe seu comentário