Portal da Cidade Cabreúva

Papo de Especialista

O que é o Enem e para que serve

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a porta de entrada das Universidades

Publicado em 26/09/2022 às 11:30
Atualizado em

Vamos falar um pouco sobre a cronologia do Enem.

Foi criado em 1998 para servir de ferramenta para avaliar (autoavaliação) os alunos egressos da educação básica, e só servia para duas instituições de ensino superior.

Em 2000. algumas Universidades começaram a usar a nota obtida no Enem, essa nota era somada à nota do vestibular.

Em 2004 é criado o Prouni (Programa Universidade Para Todos) que oferecia vagas em Universidades particulares com bolsas de estudos de 50% a 100% utilizando a nota do Enem e, no primeiro ano de sua edição (que foi em 2005), foram oferecidas mais de 112.000 bolsas de estudo.

Com a criação do SiSU (Sistema de Seleção Unificado) em 2009 há uma reformulação no Enem, Novo Enem, formato de provas com 180 questões e redação aplicadas em dois dias, utilizadas até hoje.

Desde 2010, o sistema seleciona estudantes para as Universidades Federais e Estaduais através de nota de corte, não podendo zerar em Redação.

A partir de 2010 a nota do Enem também passa a ser utilizada pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) o candidato pode concorrer a financiamento integral ou parcial, arcando com as despesas reduzidas ou apenas após a conclusão do curso.

Até 2016 o candidato realizava a prova em um final de semana (sábado e domingo). A partir de 2017 passou a ser realizada em dois domingos consecutivos organizadas pelas áreas de conhecimento: no primeiro domingo, os candidatos realizam as provas de ciências humanas (45 questões de geografia, história, filosofia e sociologia) e linguagens e códigos (45 questões de língua portuguesa, literatura e Língua Estrangeira, podendo ser Inglês ou Espanhol, a depender do que o candidato escolheu no momento da inscrição), além da Redação (um texto de prosa dissertativo-argumentativo).

No segundo domingo é a vez das provas de Ciências da Natureza (45 questões de Biologia, Química e Física) e Matemática (45 questões), questões de múltipla escolha com cinco alternativas.

Através do resultado do Enem, milhares de concluintes da educação básica podem pleitear uma vaga em universidades federais, estaduais e particulares de todo país e no exterior via Prouni, SiSU e Fies. Muitos candidatos não sabem, mas eles podem pleitear uma vaga em algumas Universidades fora do Brasil, como Portugal, França, Irlanda, Reino Unido, Estados Unidos e Canadá. Algumas delas exigem outros quesitos para serem aprovados.

Vale ressaltar que a prova do Enem, até 2018, sempre foi uma das mais exaustivas para ser realizada, em virtude de envolver muita leitura, interpretação de texto, de imagens e de gráficos. Em outras palavras, é o que chamamos de uma prova interpretativa.

A partir de 2019, ela ficou mais “enxuta” e passou a ser mais conteudista, não sabemos se isso ocorreu em virtude de uma escassez no banco de questões ou uma indicação para o que vem na nova reformulação.

Desde que foi criado, o Enem passou por diversas reformulações, como foi descrito acima - a próxima acontecerá em 2024, quando ele terá um novo formato seguindo as mudanças do Novo Ensino Médio.

O que esperar para o Enem 2024?

Sabemos que ele continuará a ser aplicado em dois dias:

Primeiro dia será da Formação Geral Básica, onde os alunos serão avaliados através das competências e habilidades da BNCC. O instrumento incluirá uma produção de texto, domínio da Língua Inglesa será integrada com as áreas do conhecimento. Nesse primeiro dia, a prova terá mais ênfase em Língua Portuguesa e Matemática.

No segundo dia serão abordados os Itinerários formativos do Novo Ensino Médio, observando os eixos estruturantes dos itinerários: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural, empreendedorismo. Eles serão divididos em quatro blocos, onde o candidato deverá escolher apenas um:

Bloco I: Linguagens e suas Tecnologias – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;

Bloco II: Matemática e suas Tecnologias – Cincias da Natureza e suas Tecnologias;

Bloco III: Matemática e suas Tecnologias – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Bloco IV: Ciências da Natureza e suas Tecnologias – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Foi divulgado pelo Inep que na reformulação do Enem também estão previstas questões discursivas ou dissertativas nos dois dias de exame - com a possibilidade que o segundo dia seja totalmente discursiva.

Não acredito que isso ocorra nesse momento, poderão ter algumas questões nesse formato para que o próprio possa testar uma tecnologia de inteligência artificial para correção em grande escala.


Professor Renan Penariol Bizarro

Coordenador do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Anglo Cabreúva

Professor de Educação Física, Pedagogo, Especialista em Gestão Escolar


Fonte:

Deixe seu comentário