Portal da Cidade Cabreúva

Papo de Especialista

Estresse no trabalho: quando as situações começam a sair do controle

A psicóloga Bruna Galioti fala da importância da saúde mental

Publicado em 13/09/2022 às 15:00
Atualizado em

Psicóloga Bruna Galioti (Foto: arquivo pessoal )

Estresse no trabalho: como administrar emoções cuidando da saúde mental para desenvolver inteligência emocional?

Automaticamente de alguma forma temos o hábito de questionar. Então você se pergunta o que está acontecendo com a sua vida. Mesmo não encontrando respostas imediatas, existem situações que podem contribuir para esse questionamento pessoal, como por exemplo se sentir desconfortável com alguma situação dentro do seu local de trabalho.

O ambiente de trabalho poderá causar estresse quando ultrapassar o limite que o funcionário suporta. Como este limite é bastante pessoal, o chefe nunca saberá quando será ultrapassado - apenas o próprio funcionário perceberá que seu limite está chegando. Observe-se e procure ajuda, não deixe para depois.

Existem inúmeras situações que podem ser exemplos de situações que podem gerar estresse no trabalho.

Situações como por exemplo: 

ATITUDE COMPETITIVA:

Se uma pessoa pretende realizar mais do que tem capacidade, pode se estressar por exigir demais de si mesmo. Não respeitar os próprios limites e não trabalhar com prazer de realizar coisas boas podem levar ao estresse.

FALTA DE RECONHECIMENTO: 

A falta de reconhecimento tem tudo a ver com a sensação de trabalho "à toa", e talvez ninguém goste de realizar tarefas inúteis, sendo assim este pode ser um fator estressante.

PROBLEMAS PESSOAIS TAMBÉM PODEM AUMENTAR O ESTRESSE NO TRABALHO: O estresse é pessoal, o trabalho pode ser apenas um dos fatores.

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL:

E o que seria de fato a inteligência emocional? 

Nada mais é que a nossa capacidade de identificar e gerenciar nossas emoções.

Essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao longo de nossa 

existência. Saber como agir em momentos de dificuldade e melhorar os relacionamentos interpessoais depende de como os pensamentos, os sentimentos. Manter o foco é fundamental no processo de inteligência emocional, pois ele determina o resultado, por isso tenha metas atingíveis, tendo em vista a capacidade para focar nos aspectos positivos das pessoas e situações. E assim, agir.

A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, ideias e emoções.

Ter saúde mental é:

Estar bem consigo mesmo e com os outros. Aceitar as exigências da vida.

Saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida.

Reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.

Nossas emoções, quando não administradas, podem vir a causar sintomas físicos e possíveis situações traumáticas. Até mesmo uma situação de estresse no trabalho podendo gerar a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. Caso exista uma identificação com relação ao texto descrito e os sintomas do que seria a exaustão, o ideal é que busque um profissional para conseguir lidar com essa exaustão.

Os psicólogos são profissionais qualificados para auxiliar ajudando a identificar e há como lidar com essas questões.

Busque ajuda, faça Terapia!

Instagram @psicologabrunagalioti

Telefone para contato (11) 97470-5267 ou E-mail: brunagaliotipsico@gmail.com

Fonte:

Deixe seu comentário