Portal da Cidade Cabreúva

Papo de Especialista

Como a musculação pode melhorar o seu sono

O especialista Tuto Gavitti mostra como o exercício físico pode ajudar a ter uma boa noite de sono

Publicado em 21/09/2022 às 10:00
Atualizado em

O especialista Tuto Gavitti mostra como o exercício físico pode ajudar a ter uma boa noite de sono (Foto: arquivo pessoal )

Olá leitores, tudo bem com vocês? Pode ser que você esteja com ou sem sono nesse exato momento – sono esse que faz parte de um processo natural do nosso cérebro em reconhecer a luminosidade através de neurônios oculares, e preparar nosso corpo para o repouso. Hoje mostrarei a vocês a influência da musculação no seu sono. 

Somos adaptáveis em vários aspectos da nossa vida, mas o sono é algo essencial para que tudo seja adaptável. Não vejo alguém que durma três, quatro ou cinco horas por dia ter uma performance esportiva invejável - da mesma forma que não vejo quem dorme 10 ou 12 horas por dia, participando de competições esportivas. 

O repouso tem tempo mínimo e máximo, segundo alguns estudos, e isso desencadeará em benefícios em todas as lacunas do seu dia, desde sua produtividade no trabalho até seu desempenho sexual.

É sabido que a grande maioria das pessoas não consegue dormir mais que seis horas por dia, por conta das tarefas a cumprir - parâmetro esse que, infelizmente, é inalterável. Contudo, nosso sono é acumulativo, e se você tem a possibilidade de cochilar em alguns espaços do dia, faça-o, pois isso ajudará a amenizar os efeitos da falta de sono. 

O repouso adequado é necessário para que todas as ações de restauração do nosso corpo sejam concluídas, e quando treinamos musculação aceleramos o processo regenerativo do nosso músculo por prioridade, proveniente das microlesões, gerando assim uma resposta na secreção hormonal que, de certa forma, é benéfica não só para a recuperação do músculo, mas para aumentarmos nosso tempo de repouso de forma involuntária. 

O cansaço físico nem sempre é fator determinante para deitarmos e dormirmos imediatamente, e sim a adaptação do nosso corpo para com o potencial fisiológico desenvolvido pelo treinamento de força. Em outras palavras: quanto mais nosso corpo se condiciona fisicamente, nossos ciclos de sono ficam "dependentes" do treinamento. Uma pausa em sua leitura para você conhecer o meu trabalho. 

Entre em seu Instagram e digite @treinadortutogavitti, lá você encontrara mais de 50 vídeos de vários assuntos, que ajudarão com o seu processo de mudança de vida. Te espero lá. 

Um estudo publicado pela Associação Cardíaca Americana (AHA) expõe resultados relevantes sobre o aumento do tempo de repouso, quando comparam a musculação com exercícios aeróbios. Nesse estudo, 386 pacientes foram divididos em grupos que realizariam atividades aeróbias, mistas e de musculação. 

Esses grupos foram monitorados por 12 meses, e o resultado foi surpreendente. Todos os grupos aumentaram de forma involuntária o tempo de sono, porém o grupo que treinou musculação aumentou em média 40 minutos de repouso do que era habitual. 

O motivo foram as respostas hormonais restaurativas do corpo. Bom, aí você me pergunta: "Tuto, mas isso é porque a intensidade foi maior?" E eu respondo: “Não. A musculação por meio das microlesões das células é oxidativa quando o assunto é recuperação de tecidos. Isso porque a queima calórica não é exclusivamente feita no treino, mas sim pós-treino, otimizando o trabalho do organismo em equilibrar tanto as reservas energéticas com o estado íntegro muscular. 

Seguindo por esse caminho, as células de gordura são fracionadas a fim de que sejam transformadas em fonte de energia, e nas condições ideais de metabolização celular, ocorre o emagrecimento. Logo, o corpo se condiciona a um tempo mínimo de sono. 

Validando ainda mais a influência da musculação para com o seu repouso, exponho uma lógica quase que matemática do processo de recuperação e o limite de tempo de sono. 

Quanto mais musculatura você desenvolve, mais aumenta o consumo de energia, o metabolismo acelera, mais gordura você perde e se minora o tempo entre uma refeição e outra, justamente por conta da necessidade nutricional desenvolvida. Conclui-se que o organismo precisa do repouso para recuperação dos músculos, mas se adapta à sua necessidade de se alimentar, e de forma natural regula seu sono para que você não entre em catabolismo (defasagem de massa magra), e durma o necessário para o bom funcionamento do seu organismo.

A qualidade de vida não está e nunca estará relacionada ao seu potencial financeiro como a sociedade nos ensinou, e sim nos detalhes que fazem da sua vida uma vida de vivências e jamais de sobrevivência. A sua saúde é o seu maior bem. Pratique esportes, se alimente bem, durma melhor. Esses são os três principais fatores para que você viva com excelência.

Fonte:

Deixe seu comentário