Portal da Cidade Cabreúva

Papo de Especialista

Autismo: você sabe o que é ?

Cada autista é único e o Transtorno pode se manifestar de formas diferentes

Publicado em 16/09/2022 às 18:47
Atualizado em

Psicólogo Eric M. Lemos (Foto: divulgação )

O autismo é um transtorno complexo do neurodesenvolvimento que envolve atrasos e comprometimentos nas áreas de interação social, comunicação, emissão, comportamentos repetitivos e estereotipados, interesses restritos, comprometimentos motores, sensoriais e emocionais. 

Cada autista é único e o Transtorno pode se manifestar de formas diferentes de outras pessoas com autismo. Existem níveis clínicos de comprometimento do autismo. 

Nível 1 – leve. Requer suporte.

Nível 2 – moderado. Suporte maior.

Nível 3 – severo. Suporte intenso.

Muitas pesquisas já foram realizadas para descobrir a causa do autismo, porém ainda não há uma resposta definitiva sobre as causas. O que sabemos até o momento é que o TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) pode ocorrer por fatores genéticos e ambientais.

Existem diversos tratamentos para o autismo desde o medicamentoso (caso haja necessidade) ao terapêutico. A terapia ABA (Análise do comportamento aplicada ou Applied Behavior Analysis) é um tratamento muito difundido, que tem sua eficiência comprovada cientificamente, pois usa técnicas e procedimentos baseados em evidências que ajuda na melhoria do desenvolvimento tanto em casa, escola e social - aumentando suas habilidades funcionais bem como reduzindo os comportamentos considerados indesejados ou inadequados.

Oferecemos a terapia ABA no contexto domiciliar (na casa do paciente), treinamento para pais, responsáveis e nas escolas.

Serviços:

Atendimento a crianças e adolescentes com Autismo

Eric M. Lemos

Psicólogo e Neuropsicologo

WhatsApp

Intagram 

Email




Fonte:

Deixe seu comentário