Portal da Cidade Cabreúva

Papo de Especialista

As academias serão dominadas pelos idosos

A cada 10 alunos, 4 serão idosos

Publicado em 05/09/2022 às 09:57
Atualizado em

Tuto Gavitti (Foto: divulgação )

Em 2030, a estimativa de aumento no número de idosos frequentando academias de ginástica com foco em musculação será de 700%, com base no número atual. Ou seja, falamos de a cada 10 alunos, 4 serão idosos. A mãe de todos os esportes mais uma vez de longe se mostra a modalidade esportiva mais eficaz para a promoção da saúde, quando tratamos de prevenção, manutenção e desenvolvimento. 

A musculação tem por sua característica principal, movimentos limitados em angulações que respeitam os picos de contração e limite de extensão, assim mantendo a funcionalidade mecânica preservada, isso gera o aumento da síntese proteica, não só na mitocôndria, como na fibra muscular em si. Esse é o principal fator para o retardo do desenvolvimento da sarcopenia, doença essa que promove a perda de massa magra avançada por desuso, levando em conta as alterações fisiológicas que a idade carrega.

O idoso possui um medo e um sonho que se transformam em uma redundância, tal qual é resolvida com uma cajadada só. A dependência de terceiros é o medo, e manter-se ativo para as tarefas que sempre realizou é o sonho. Garanto que você já ouviu seus avós falando: “Ai, eu fazia isso, agora não faço mais" ou "Não consigo mais fazer tal coisa", e a resposta é sempre a mesma: "Ah vó, é a idade". 

NÃÃÃÃÃÃOOOOOOO. Não é a idade, e sim a falta de motivação funcional das estruturas do corpo. Se o seu avô estivesse ativo em exercícios de força elástica como os da musculação, variasse com isometrias e chegasse até a desfiar a sua própria força com o basismo, a idade seria apenas um número. 

Número elevado de primaveras faz da mente do idoso uma mente cansada pela vida e aflita com o passar dos anos e a aproximação do fim. Esse fim próximo gera a dúvida do que ainda tem a oferecer ao mundo e isso é um dos pontos para a entrega ao tempo, ou seja, a aceitação da idade que se atrela ao desânimo, indisposição, atrofias, depressão, etc. Retrocessos que levam ao fim por falta de cuidado social dos entes, esses que em sua grande maioria que de forma hipotética consideram os idosos como segundo plano em suas vidas e esquecem que o afago recebido quando criança deve ser devolvido quando adulto.

 Além dos benefícios estéticos, a musculação promove a melhora da capacidade de consumo de oxigênio pelo corpo, hipertrofia do coração e já que estamos falando de idosos, cabe ressaltar a demência cognitiva, doença essa que afeta os idosos justamente pelo fato da idade cerebral avançada. 

Tenho para você uma boa e uma má notícia. A boa é que a musculação tem grande influência para o cérebro quando falamos de memória, habilidades de organização, planejamento e rapidez em executar tarefas diárias. Tudo isso pelo fato de aumentar a capacidade do corpo de bombear sangue para o cérebro, resultando no aumento de substâncias responsáveis pela nutrição e desenvolvimento de neurônios. Além disso, o contato social com pessoas em ambientes como o de uma academia, beneficia o lado emocional pelo convívio em grupo e a sensação de utilidade promovida pelo afeto e pela inclusão. A má noticia noticia é que sem a musculação, o remorso pode chegar mais cedo na sua vida.

Pense em um carro que está em desuso, os pneus murcham, as estruturas de amortecimento perdem lubrificação, a pintura descasca, o óleo estraga, as mangueiras, secam e racham, e por fim o motor perde capacidade de trabalho.

Agora pense nos seus avós sem se exercitar, os músculos murcham, as articulações perdem o poder de produzir líquido sinovial, sendo o lubrificante do corpo, a pele fica mais fraca por não ser estimulada e nem receber uma carga de nutrientes adequada, a medula óssea já não tem mais o potencial de produzir células sanguíneas, e quando se necessita de um maior número de células, a medula talvez não seja capaz de atender essa demanda, resultando em anemia. As artérias, veias e vasos sanguíneos, não possuem paredes tão resistentes como antes, assim gerando hemorragias de pequeno porte que chamamos de púrpuras. A chance do coração sofrer com isso tudo com certeza é maior. 

A analogia que fiz acima se encaixa muito bem para você ligar agora para os seus pais e coloque os velhinhos para se movimentar – mas se movimentar da maneira certa. Por muito tempo, os médicos quando falavam em atividade física como um meio de tratamento de algum problema estrutural e fisiológico, tinham em uma das mãos modalidade "sem impacto" e na outra mão, a desinformação dos benefícios da musculação/ medo do paciente encontrar um profissional de educação física "não capacitado". Hoje em dia esse cenário tem mudando com uma certa relevância. Os médicos indicam o treinamento resistido como o principal fator para uma vida longa e saudável.

Procure uma academia que atenda com excelência seus alunos e possa tornar a vida do seu ente idoso, uma vida excelente.

Saiba mais sobre treinamento e saúde pelo Instagram de Tuto Gavitti.

Fonte:

Deixe seu comentário