Portal da Cidade Cabreúva

Papo de Especialista

A influência da atividade física sobre a ansiedade e depressão

32% da população brasileira

Publicado em 15/08/2022 às 09:50

Arte de divulgação (Foto: divulgação )

Guarde esse número e eu garanto que você se surpreendera com o que ele significa.

Atualmente a ansiedade e a depressão, são os distúrbios emocionais que mais se tem relato, e, um dos principais motivos para tal é a pandemia que ainda hoje gera incertezas, essas que tornaram a população sedenta por perspectivas positivas, assim obrigando a todos a uma adaptação dos meios de trabalho, estudo, relacionamento, etc.

Sabemos que a ansiedade caracteriza-se em sua cabeça vivendo no futuro e a depressão é quando ela vive no passado. Nem sempre acontecerá algo e não se resolve nada que já passou. No caso da ansiedade, as redes sociais são ferramentas dopaminérgicas que afetam de forma severa o instinto de antecipação. "Gostei dessa blusinha, vou comprar. Opaaa entrega full, chega ainda hoje", "Uau promoção nessa pizzaria, olha que pizza linda, chega em 40 minutos", "Emagreça rápido com esse shake". Todos esses gatilhos transformam a espera pelo produto final, uma espera mais prazerosa que a própria conclusão do desejo. A dopamina é o aguardar e não o obter. Na área da atividade física, o ansioso é a personificação do aluno que diz que não vê resultado na academia, e simplesmente coloca a culpa do fracasso em qualquer outra coisa, menos no fato de que ele não fez da ação o remédio para a impaciência.


A depressão, como dito, é a tona de um passado que afeta o presente de forma inexplicável na cabeça do paciente, a qual interpreta o momento como o fundo do poço, independente das circunstâncias. A doença passa pelo tratamento terapêutico e químico, executando (ambos) o equilíbrio entre a ação fisiológica dos neurotransmissores e a mudança de hábitos do paciente.

"Tuto, e onde você quer chegar com isso?"


Quero mostrar a você que a atividade física salva-vidas. A ansiedade gera frustração e pode evoluir a uma depressão e eu posso provar que o exercício físico produz uma série de hormônios que promovem várias ações químicas que executam um papel super importante no seu tratamento.


Quando você executa uma atividade com uma relativa intensidade, a produção de noradrenalina e serotonina é gigantesca, neurotransmissores esses que os anti depressivo firmam por mais tempo nas sinapses a fim de melhorar a ação do sistema nervoso. Todavia, quanto mais você treina, mais você produz neurotransmissores, mais você tem respostas na melhora do seu estado fisiológico, ou seja, os sintomas da depressão podemo ser tratados com o auxílio da atividade física. São vários os motivos para o desenvolvimento dos distúrbios emocionais, e nada pode ser feito se isso se estende a isenção de cuidados em todas as instâncias. A alto estima baixa, proveniente da aparência física, é um dos motivos que leva o individuo a uma retração social, promovendo um turbilhão de idealizações futuras e martirizações pelo passado, e isso tem total fundamento, quando procuramos o início de um problema concomitante ao sedentarismo.


Um adendo deve ser feito: Não se trata nenhuma doença de forma rasa e esperando resultados significativos em pouco tempo. A constância é a chave para uma base sólida.


É romantismo da minha parte dizer que auto aceitação passa por uma simples mudança intelectual, quando, na verdade, a mudança física é o que aquela pessoa realmente quer ver. Ninguém tem espelho em casa para arrumar a gravata ou colocar um vestido, temos espelho em casa para ver se ficamos BONITOS com a gravata e BONITAS com o vestido. Nosso corpo reflete os hábitos e não venho a fim de recriminar os hábitos ruins, venho aqui como uma mão amiga para fortalecer o seu tratamento emocional e fisiológico.


Quando o estado fisiológico é tratado, resta agora o habitual, e esse é resolvido com a sociabilização, e nada mais social que a interação que a atividade física oferece por grupos e ambientes. Não se foge de pessoas em lugares que há muitas pessoas, que na sua grande maioria está a procura de crescimento, e eu não falo desse crescimento físico que você esta pensando. Falo de crescimento, em várias lacunas do convívio, as quais passam por desenvolver novas amizades, oportunidades de emprego, relacionamento afetivo, entre muitas outras situações que formalizam a mudança de hábitos. Sem falar do ambiente que na maioria das vezes é repleto de músicas motivacionais, cores nas vestimentas, descontração, eventos, etc.


Não há dor maior que não poder ajudar quem precisa de ajuda. Os 32% que eu citei no início do texto é o aumento do percentual de suicídios na pandemia. É claro que não atribuo esse aumento apenas ao fato nunca visto em nossa geração, mas também a dor do ente que faleceu, decorrente de algo até então sem resposta. Trato aqui do meu papel em provar que a atividade física diminui o risco de desenvolvimento de mais de 40 doenças, dentre elas a depressão, e como dito no texto, o efeito fisiológico que o treinamento dispõe, me faz no dever de dizer que o fechamento de locais que geram saúde, como academias de ginástica e centros esportivos, foi uma das piores ações que poderiam ser tomadas na pandemia. Atividade física é um investimento, é um remédio, é uma necessidade, e faz da sua vida uma vida mais feliz.



Fonte:

Deixe seu comentário