Portal da Cidade Cabreúva

Papo de Especialista

A autocobrança bateu em minha porta e eu abri....

Senhoras e senhores; ponham a mão na consciência. Senhoras e senhores; vamos pensar juntos. Senhoras e senhores; o texto já vai começar:

Publicado em 07/06/2021 às 08:00
Atualizado em

Autocobrança é tema de hoje no Papo de Especialista (Foto: Arquivo Pessoal.)

No "Papo de Especialista" a psicóloga Bruna Pavani fala sobre a autoconfiança que, em muitos casos, pode ser estimulada desde cedo:

De acordo com o dicionário, autocobrança significa: ‘’Exigência que um indivíduo faz a si mesmo. ‘’

Dentro da minha experiência clínica, vejo o quanto muitas pessoas sofrem por não conseguirem lidar com suas falhas. Existe uma cobrança pela perfeição que, muitas vezes, chega a ser cruel. Essa cobrança pela perfeição, assim como a culpa pela falha, pode ter vindo da própria história de vida do indivíduo. Vejamos alguns exemplos:

Muitas dessas cobranças podem ser estimuladas desde cedo, ainda quando criança, quando pais, professores, familiares, ou pessoas próximas, esperam desempenhos sempre melhores em relação aos coleguinhas ou os rotulam por conta de suas dificuldades. Além disso, há crianças que aprendem a regra de que só serão amadas se acertarem em tudo que fizerem. Mas como elas aprendem essa regra? Há duas formas:

1. Observando os modelos das relações dentro de casa;

2. Quando os pais se aproximam/demonstram amor a ela apenas quando ela acerta e a pune (deixa de castigo, briga) quando ela erra. Certo, vamos supor que eu tenha vivenciado tudo isso. Existe algo a se fazer????

Sim, existe! Darei algumas dicas a seguir:

1. Valide as coisas que você faz, independente do grau de importância;

2. Evite se comparar com os outros, cada ser é único;

3. Reconheça seus limites;

4. Pratique a autocompaixão:

  • Preste atenção no que você está tendo como experiência, por mais difícil que seja. Ao nos permitirmos notar o que está se passando, podemos nos acolher e pensar em como vamos nos ajudar.
  • Lembre-se que todas as pessoas são imperfeitas e levam vidas imperfeitas.
  • Trate-se com gentileza ao invés de crítica e julgamento


Bruna C. Pavani

Psicóloga Clínica

Especialista em Análise do Comportamento

CRP 06/135021

Telefone: (11) 99679-9881

@psicobrupavani


Fonte:

Deixe seu comentário