Portal da Cidade Cabreúva

Arte e Cultura

Projeto levará crianças de Cabreúva para o mundo da arte

A ação aproximará crianças cabreuvanas a criação artística da Semana de Arte Moderna

Publicado em 18/05/2022 às 09:24

Alunos durante o lançamento do Projeto (Foto: Equipe da Emeb “Maestro Benedito Mesquita Da Silveira”)

Nesta terça-feira (17), foi realizado o lançamento do projeto em “100 anos de Arte Moderna no Brasil”, na Emeb “Maestro Benedito Mesquita Da Silveira”, no distrito do Jacaré. Com isso alunos do 4º e 5º anos mergulharão na história da Semana de Arte Moderna, que aconteceu em 1922 e comemora um século em 2022.


O Projeto será composto por quatro etapas: a primeira será conhecer o que foi a Semana de 22; a participação dos artistas da época através de oficinas; os principais artistas que participaram, e o produto final será a releitura dos alunos, durante a Feira Cultural, que será realizada no mês de outubro.


De acordo com a equipe pedagógica que desenvolveu a ação, o objetivo é usar as oficinas como ferramentas para ampliar seu desenvolvimento pedagógico e sócio emocional prejudicado pelo contexto vivido durante a pandemia.

A equipe também destacou que os alunos terão oportunidade de conhecer as variadas formas de manifestações artísticas envolvidas na semana da arte moderna, assim como desenvolver, explorar e conhecer suas próprias habilidades artísticas.

Saiba um pouco sobre a Semana da Arte Moderna

O evento foi idealizado e destacou artistas como Oswald Andrade, Mário Andrade, Graça Aranha, Victor Brecheret, Plínio Salgado, Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, Ronald de Carvalho, Tarsila do Amaral, entre outros, e representou um movimento artístico-cultural, que ocorreu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo.

Com apresentações de dança, música, poesia e exposição de obras, a Semana de Arte Moderna promoveu uma visão estética moderna e inovadora de arte, inspirada nas vanguardas europeias, de modo a romper o conservadorismo e influenciando uma série de movimentos artísticos e culturais, nas décadas seguintes e sendo fundamental para criar a identidade arte popular brasileira.

Fonte:

Deixe seu comentário