Portal da Cidade Cabreúva

Cultura

Começa nesta quarta (24) Semana Cultural Erothides de Campos

O músico e compositor cabreuvano entrou para a história da música brasileira

Publicado em 23/08/2022 às 13:59

Erothides de Campos (Foto: divulgação )

De 24 a 30 deste mês acontecerá a Semana Cultural Erothides de Campos, que homenageia o músico e compositor cabreuvano. Erothides ficou conhecido nacionalmente pela valsa “Ave Maria”, gravada por inúmeros intérpretes.

A programação terá início na quarta-feira (24), às 19h30, no Centro de Cultura e Lazer ‘Sílvia Covas’, no Vilarejo, com o Grupo Trapiche realizando a apresentação teatral “O Cortiço”. Na quinta-feira, o mesmo Grupo apresenta a peça “Auto da barca do inferno” às 19h30.

A partir das 19h de sexta, na Praça Comendador Martins, no Centro, a programação prossegue com a Feira da Lua, e da Companhia de Dança Flamenca - Grupo Arte en Tablado.

No sábado e domingo a programação se estenderá durante todo o dia.

No dia 27, as atrações começam a partir das 8h, com a disputa do futebol de campo sub 13, 15 e 17 no Estádio Municipal José Bertagni, no Jacaré. Às 10h terá do filme Rei Leão na Estação Cultural “Fotógrafo Tuta”. Fechando o sábado, às 17h haverá apresentações do Ballet Studio Belchior, dança com os alunos da secretaria de esporte e dança de sertanejo universitário na Praça da Bíblia; no mesmo local acontecerá, às 19h30, a Feira da Lua e a apresentação da banda Hora Extra.

Um amistoso de vôlei adaptado abrirá as atividades do dia 28, às 8h30, na Arena Cabreúva, no Jacaré. Às 9h será realizado no Parque Dona Palmira Monteiro o torneio de Pipas; e fechando o domingo, às 19h30, será realizada na Igreja Nossa Senhora da Piedade, no Centro, a apresentação Madrigal do Museu da Música.

Fechando a programação da Semana, nos dias 29 e 30, serão realizados na segunda-feira, a partir das 19h30, o Cinema no Bairro, com a exibição do filme Sonic, no Centro de Cultura e Lazer ‘Sílvia Covas’. Na terça, no mesmo local, será encerradas a programação com a apresentação da banda São Roque.

Quem foi Erothides de Campos

Nascido em Cabreúva, 5 de outubro de 1896, Erothides, autor da valsa Ave Maria, era filho de Antônio Benedito da Silveira, músico e diretor da Banda Orfelina de Cabreúva, e aos oito anos, com a mãe, Francisca da Silveira Neves, e estudou piano com a poetisa e pianista Francisca Júlia da Silva. Aos nove anos, tocando flautim, passou a integrar a banda de seu pai.

Em 1924, integrando o Grupo Chorão de Pirassununga, compôs a música e a letra da valsa Ave Maria, adotando o pseudônimo Jonas Neves como letrista. Durante a sua vida. Ele fez mais de 230 composições abrangendo diversos gêneros musicais.

Fonte:

Deixe seu comentário