Portal da Cidade Cabreúva

Perigo

Vazamento de amônia faz funcionários evacuarem empresa no Pinhal

Colaboradores afirmam que alguns colegas precisaram ser encaminhados à UPA.

Publicado em 22/07/2021 às 22:50
Atualizado em

Funcionários evacuaram o local após vazamento de material tóxico. (Foto: Internauta.)

Os funcionários de uma empresa localizada no distrito do Pinhal tiveram a sua manhã de trabalho interrompida por um vazamento de amônia que, de acordo com um dos colaboradores, ocorreu após o rompimento de um duto no setor de sala de corte. 

A companhia do setor alimentício precisou evacuar o ambiente no qual ocorreu o incidente e alguns dos trabalhadores precisaram ser atendidos ainda no local, afinal, estavam passando mal.

A fonte que não quis se identificar ainda afirmou que ao menos dois prestadores de serviço foram encaminhados à Unidade de Pronto Atendimento no Jacaré.


O que diz a empresa?

O Portal da Cidade entrou em contato com o setor de segurança do trabalho da empresa a fim de entender quais medidas foram tomadas para solucionar o vazamento, porém, a equipe se restringiu a dizer que um plano de emergência foi acionado, a situação já estava sob controle e todos os funcionários estavam bem.

Funcionários evacuaram o local e ficaram no pátio da empresa. Foto:Internauta.


Quais os riscos da amônia para os humanos?

Consultamos a especialista Dra. Milena Antunes para entender os riscos do produto à saúde e ela explica:


A amônia é um composto químico também conhecido como amoníaco, é formado por meio da reação entre o nitrogênio e o hidrogênio. É um gás incolor e tóxico, isso em temperatura ambiente, o que torna a sua inalação altamente perigosa, tendo como consequência irritações nas vias aéreas e olhos. Normalmente o seu transporte é feito em sua forma liquida, o que é possível através de alta pressão.

Um dos usos da amônia é a refrigeração (objetivo por qual é utilizado em frigoríficos). No processo de transformação do estado líquido para o gasoso há a liberação de calor, que é utilizado no clico de refrigeração.

Normalmente, por lei, toda empresa que trabalha com amônia tem definido um plano para prevenção e de emergência em caso de acidentes, como vazamentos. Esses planos devem ser fundamentados em normas e legislações e devem seguir alguns passos como: evacuação do local, aviso ao departamento de segurança da empresa, garantir ventilação para a dispersão do gás, retirar fontes de ignição próximo do local e providenciar primeiros socorros as vítimas que tiveram contato com o gás.

Milena Monteiro De Souza Antunes

Doutora em Ciências Médicas e Pós-doutoranda em Oncologia 



Atendimento na UPA

Também consultamos a Secretaria de Saúde para oficializar o comparecimento de funcionários possivelmente afetados pela amônia no sistema de saúde do município, mas até o encerramento desta reportagem nenhuma nota oficial foi emitida.

Fonte:

Deixe seu comentário