Portal da Cidade Cabreúva

Alerta

Notas falsas estão circulando no Jacaré. Repassar é crime

O uso de dinheiro falso está cada vez mais frequente no comércio local

Publicado em 14/09/2022 às 10:07

Cédulas falsas (Foto: internautas )

Uma série de comerciantes, que preferem não se identificar, procuraram o Portal da Cidade para alertar a população sobre a circulação, cada vez mais frequente, no comércio do Jacaré.

“Essa é a segunda nota falsa que pegamos em apenas dois dias”, relata um lojista. Outro comerciante disse que está cada vez mais frequente a entrada de notas falsas no mercado na região, prejudicando o comércio local. “Isso nos prejudica, prejudica os nossos funcionários, então nós estamos fazendo um apelo: não repassem notas falsas”.

Repassar notas falsificadas é crime, como está apontado nas redes sociais do Ministério Público Federal (MPF). A publicação do MPF sob o título “3 coisas para saber sobre moeda falsa” aponta que a fabricação de dinheiro falso; vender, trocar, guardar e por a nota falsificada em circulação e receber a nota falsa, descobrir, e ainda, sim, passar para frente, são crimes.

Recebi uma nota falsa. O que faço?

Se, por acaso, existir a suspeita de que a cédula de dinheiro recebida é falsa, a pessoa deve levá-la até uma agência bancaria, onde será investigada a procedência da nota e caso ela seja falsa, não haverá o reembolso. Por isso, é redobrar os cuidados ao receber uma cédula.

Em hipótese alguma, tente repassar esta nota se você souber que ela é falsa. Repassar notas falsificadas é crime e quem é pego cometendo tal crime é preso.

O Banco Central informa que a pessoa não precisa ter medo de levar uma nota falsa ao banco, caso tenha recebido uma. Nesse caso, você não tem motivos para ser preso, pois está relatando ao banco que foi uma vítima e levando a nota para averiguação. Você só pode ser preso se for pego repassando esta nota para outra pessoa ou estabelecimento.

Fonte:

Deixe seu comentário