Portal da Cidade Cabreúva

Exemplo

Dona Maria da nova cara a brinquedos que iriam para o lixo

Ela já restaurou mais de 5 mil peças ao longo de 17 anos

Publicado em 16/11/2021 às 15:10
Atualizado em

Casal posa com os brinquedos restaurados. (Foto: Prefeitura de Cabreúva.)

A doce dona Maria Martinho, 77 anos, faz um trabalho sensacional no município. Há 17 anos ela transforma o que iria para o lixo em presentes de Natal para as crianças em vulnerabilidade social.

O começo de tudo 

O trabalho começou em meados de 2004, quando dona Maria ingressou na Pastoral da Criança na cidade de Santo André, antes de se mudar para Cabreúva. No início ela restaurava poucos brinquedos, mas depois a quantidade começou a aumentar e ela, muito religiosa, fez promessa para que, enquanto tivesse condições, nunca mais deixasse de fazer esse trabalho social.

Ao longo desses 17 anos, dona Maria já restaurou mais de 5 mil brinquedos. No último Natal, cerca de 500 crianças cabreuvanas ganharam seus presentes.

Mão na massa

Sua rotina de consertos começa entre março e abril de todo ano. Em sua casa no Vilarejo onde mora com o esposo José Martinho, há um quartinho com máquina de costura, tecidos, linhas coloridas e muito material para customização das peças. Além de bonecas, com a ajuda do marido ela também restaura carrinhos e todo tipo de brinquedos. O trabalho é tão perfeito que as peças ficam como novas. Os custos do material utilizado nos consertos são arcados com a venda de latinhas.

Doações

Os brinquedos são doados para as pastorais da cidade que entregam em vários locais. A previsão deste ano é entregar cerca de 400 itens. Junto com eles também vai um saquinho de doces - tudo preparado com muito amor por dona Maria. No ano passado foi a primeira vez que ela entregou, pessoalmente, brinquedos seus para as crianças. Em todos os outros anos ela deixava os brinquedos para que outras pessoas os entregassem.

 “Em 2020 foi a primeira vez que vi uma criança pegar um brinquedo restaurado por mim, lá na Pedreira. Não há dinheiro que pague trabalhar para ver as crianças felizes. Elas não têm maldade, nem falsidade, e o meu maior retorno é saber que consegui através desse trabalho deixar uma criança mais feliz”, afirma.

Fonte:

Deixe seu comentário